PolíticaGeral

Deputada pede alteração de horários de trabalho para Copa Feminina

Segundo Mabel Canto, mulheres que defendem a seleção merecem o mesmo apoio concedido aos homens

 Deputada pede alteração de horários de trabalho para Copa Feminina

Foto: João Maciel/Divulgação

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) apresentou um requerimento para alterar os horários de trabalho do Poder Legislativo em dias de jogos da Copa do Mundo Feminina, que começa no dia 20 de julho. Segundo a parlamentar, é um movimento para incentivar o esporte feminino, da mesma forma como as empresas públicas e privadas se adaptam quando quem está em campo são os homens. O requerimento será analisado pela Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná. Ao justificar o pedido, a deputada Mabel Canto afirma que as mulheres que representam a seleção brasileira merecem o mesmo apoio concedido aos homens:

A Copa do Mundo Feminina de Futebol é disputada, em 2023, na Austrália e na Nova Zelândia. Devido ao fuso horário, as partidas começam entre nove horas da noite e nove e meia da manhã, pelo horário de Brasília. A seleção brasileira estreia contra o Panamá, no dia 24 de julho, às 8h. Na sequência, enfrenta a França, no dia 29, às 7h. E encerra a participação na fase de grupos diante da Jamaica, no dia 2 de agosto, novamente às 7h. Para a deputada Mabel Canto, a Copa do Mundo Feminina é uma oportunidade para refletir sobre o machismo estrutural e sobre o apoio às mulheres:

Veja mais:

Até o momento, não existe nenhum resolução oficial do governo federal que oriente ponto facultativo ou regime de trabalho alterado pela Copa do Mundo Feminina. A proposta apresentada por Mabel Canto contempla exclusivamente os horários dos servidores da Assembleia Legislativa. Portanto, mesmo que aprovado pela Mesa Executiva, o requerimento não afeta o Executivo ou a iniciativa privada. A deputada espera, no entanto, que outras instituições e empresas sigam o exemplo para apoiar o esporte feminino brasileiro.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

A média é de 100 denúncias por dia no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral