ParanáGeral

Movimentação no Aeroporto Afonso Pena cresce 53%

Em 2022, mais de 4,1 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram no aeroporto

 Movimentação no Aeroporto Afonso Pena cresce 53%

Foto: José Fernando Ogura/ arquivo Aen

A movimentação do Aeroporto Internacional Afonso Pena cresceu 56% em 2022 em relação ao ano anterior. De acordo com os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), mais de 4,1 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram em voos domésticos no Aeroporto Internacional de Curitiba.

Outras 38.800 pegaram voos internacionais. Desde 2021, o aeroporto ocupa a 12ª posição no ranking dos 20 aeroportos mais movimentados do país. Em 2022, o Afonso Pena ficou atrás apenas do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que teve alta de 88% de um ano para outro. O levantamento da ANAC considera o total de passageiros de origem e destino, de voos regulares e não regulares.

Veja mais:

Ao todo, foram 29 destinos regulares, que operam por, pelo menos, seis meses consecutivos. Entre os novos destinos, estão duas rotas internacionais inéditas, para Santiago e Buenos Aires, além de outros voos regionais. Por meio da Invest Paraná, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado, as companhias têm uma alíquota reduzida, de 19% para até 4%, no recolhimento do ICMS que incide sobre o querosene de aviação civil.

Para o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, o incentivo permite ampliar o desenvolvimento econômico e melhorar o atendimento à população.

Em 2023, segundo a Anac, entre janeiro e abril, mais de 1,6 milhão de passageiros já embarcaram ou desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena. A expectativa da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) é que aproximadamente 6 mil passageiros devem partir do Paraná entre julho e setembro deste ano.

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

Jessica de Holanda

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Os contratos têm duração de 24 anos, para três lotes de concessão, com 112 municípios

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Outro trabalhador ficou gravemente ferido durante soterramento registrado nesta quinta-feira (16), em Maringá (PR)

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Caso foi registrado nesta quinta-feira (16), no oeste do Paraná. Suspeito confessou o crime