ParanáCidades

Dom Geraldo Majella é sepultado em Londrina

Um dos fundadores da Pastoral da Criança viveu os últimos anos no norte do Paraná

 Dom Geraldo Majella é sepultado em Londrina

Arquivo/Arquidiocese de Londrina

O corpo do cardeal dom Geraldo Majella será sepultado na manhã desta segunda-feira (28), em Londrina, no norte do Paraná. A última missa de despedida está marcada para as 10h. Na sequência, o ritual fúnebre será encerrado com o enterro na cripta da Catedral Metropolitana de Londrina.

O final de semana foi marcado por despedidas e missas em homenagem ao arcebispo emérito de São Salvador.

Majella morreu na madrugada de sábado (26). Ele lidava com consequência de um AVC sofrido em dezembro do ano passado. O cardeal morava no Paraná desde 2014 e liderou a arquidiocese de Londrina por oito anos e meio.

Na primeira missa do funeral, o arcebispo dom Geremias Steinmetz destacou a importância e a influência do cardeal no interior do Paraná. Para ele, Majella soube fazer uma análise da conjuntura social brasileira para atuar onde havia a maior necessidade. Segundo Steinmetz, foi a partir desse olhar que surgiu um dos maiores e mais importantes projetos globais de combate à desnutrição e mortalidade infantil:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da qual Majella foi presidente no início dos anos 2000, emitiu nota de pesar lamentando e exaltou o extenso legado deixado pelo cardeal. O secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, destacou a generosidade, o perfil agregador de Majella, e a disposição para mediar conflitos:

Dom Geraldo Majella era mineiro, nascido em Juiz de Fora. Ele estudou teologia e filosofia em São Paulo. Em 1978, aos 44 anos, foi eleito bispo de Toledo.

Cinco anos depois de iniciar a atuação no interior do Paraná, ao lado de outros líderes, como a médica Zilda Arns, dom Geraldo Majella fundou a Pastoral da Criança em 1983. A iniciativa criada em Florestópolis se espalhou por todos o Brasil e também está presente em dioceses da América Latina e da África.

Veja mais:

Como um dos mais influentes membros da Igreja Católica no Brasil, Majella foi o responsável por anunciar a beatificação de Santa Dulce em 2010, e foi também quem escrever a oração em exaltação à primeira santa brasileira.

Foi nomeado arcebispo Primaz do Brasil em 1999, pelo Papa João Paulo II, e permaneceu no posto até 2011, quando pediu renúncia.

Dom Geraldo Majella também participou dos dois últimos conclaves – a reunião no Vaticano para a escolha de um novo papa – em 2005 e 2013.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Agências do Trabalhador oferecem 18,5 mil vagas de emprego

Agências do Trabalhador oferecem 18,5 mil vagas de emprego

A maior parte é para alimentadores de linha de produção, com 4.759 vagas

Doações de leite materno atendem 11 mil bebês no Paraná

Doações de leite materno atendem 11 mil bebês no Paraná

Em 2023, foram mais de 23 mil litros doados, mas quantidade ainda é insuficiente

Concessionária abre 100 vagas de emprego no Paraná

Concessionária abre 100 vagas de emprego no Paraná

Oportunidades exigem experiência. Inscrições são feitas pela internet