ParanáGeral

Tecpar certifica o primeiro projeto de redução de carbono

O instituto Nercarbom foi a primeira empresa a receber a certificação

 Tecpar certifica o primeiro projeto de redução de carbono

Foto: Hedeson Alves/ Tecpar

O primeiro certificado de validação e verificação de projetos de redução de carbono do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) foi entregue ao Instituto Neocarbon, de Joinville (SC). A entrega foi realizada por representantes do Tecpar nesta quinta-feira (21) na sede da empresa.

O programa atende alguns clientes que aderiram a uma maneira própria de quantificar a emissão e o estoque de carbono, além de avaliar as metodologias utilizadas por empresas e consultorias especializadas. O Instituto Neocarbon é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha com o registro de projetos de carbono e de pagamento por serviço ambiental.

Veja mais:

A empresa possui uma plataforma digital para realizar os procedimentos de registro dos projetos de carbono, sendo a primeira do Brasil a realizar esse tipo de serviço. A metodologia desenvolvida pela entidade segue os protocolos internacionais para a geração de crédito de carbono, com base no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU.

Para a presidente do instituto, Patrícia de Luca Lima Greff, a certificação do Tecpar agrega ainda mais credibilidade aos projetos da empresa.

Durante o processo, as auditoras do Tecpar foram até uma propriedade da empresa no Mato Grosso para verificar o espaço, avaliar os projetos desenvolvidos e realizar a medição do inventário florestal. O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, explica que o programa de certificação tem o objetivo de atestar se os procedimentos foram aplicados corretamente, além de avaliar os projetos de emissão, redução e remoção de carbono.

O processo de certificação do Tecpar é feito em três etapas: análise documental, visita técnica e recálculo. Caso haja alguma irregularidade, o cliente recebe um relatório com os apontamentos e tem o prazo de 30 dias para ajustar as preocupações dos auditores.

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

Jessica de Holanda

Cães embarcam para reforçar buscas no Rio Grande do Sul

Cães embarcam para reforçar buscas no Rio Grande do Sul

São dois animais treinados desde filhotes para fazer este tipo de trabalho

Multa automática por falta de exame toxicológico deixa de existir

Multa automática por falta de exame toxicológico deixa de existir

Decisão segue resolução do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-PR)

Paraná confirma mais de mil casos de dengue por dia

Paraná confirma mais de mil casos de dengue por dia

Cálculo considera a média de infecções desde o início do ciclo epidemiológico, em agosto

Instabilidade predomina no Paraná, neste domingo (19)

Instabilidade predomina no Paraná, neste domingo (19)

Em Curitiba, a chuva cessa durante a tarde, máxima prevista não ultrapassa os 17º