ParanáPolícia

Hacker é preso suspeito de invadir sistema de hospital

O jovem teria cobrado pagamentos para não divulgar informações confidenciais do hospital

 Hacker é preso suspeito de invadir sistema de hospital

Foto: PCPR

Um hacker, de 21 anos, foi preso nesta sexta-feira (29) em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. Ele é suspeito de invadir o sistema de um hospital particular de Taquatinga, no Distrito Federal.

De acordo com a Polícia Civil, o jovem teria utilizado uma espécie de um “vírus digital” para criptografar os dispositivos na unidade hospitalar e exigir pagamentos em moeda virtual (bitcoins) para não divulgar as informações obtidas. A operação denominada Sick Horse contou com policiais civis do Paraná e do Distrito Federal, além da participação de um perito criminal especialista em ocorrências de invasão com esse tipo de “vírus”.

Veja mais:

Na residência do hacker, os policiais apreenderam um computador e aparelhos celulares. Segundo a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos, a primeira situação foi registrada em setembro de 2022, quando os hackers tiveram acesso a informações confidenciais do hospital do Distrito Federal, inclusive, acesso ao controle remoto de equipamentos médicos que mantinham pessoas vivas.

Foto: Divulgação

Após a invasão na rede de informática, os suspeitos exigiram pagamentos em moeda virtual para não divulgar as informações. Na ocasião, a tentativa de extorsão não se concretizou devido às ações internas da equipe de informática do hospital que conseguiu interromper a atuação do vírus.

Um ex-funcionário do estabelecimento médico também foi preso, em Goiás, suspeito de auxiliar o hacker na invasão. Ainda conforme as investigações, o vírus utilizado nesse crime foi o mesmo que hackers usaram em ataques contra o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Governo do Distrito Federal (GDF), o Banco de Brasília (BRB) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), em 2022.

À época, os órgãos afirmaram que os ataques “causaram graves transtornos na infraestrutura de informática”. Apesar do mesmo tipo de “vírus” ter sido usado nesses casos, a Polícia Civil não confirmou se há relação entre os crimes.

Informações: Leo Coelho

Avatar

Frederico Machado

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Funcionários tiveram que sair do prédio do Centro de Referência de Assistência Social no Guaraituba

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Os suspeitos foram presos 3h após o furto; eles foram levados para a Delegacia da

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

A família seria separada para ser realocada em outro abrigo

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Deste total, 8 mil toneladas já foram enviadas ao Rio Grande do Sul