NacionalGeral

Oktoberfest é suspensa após tempestades, em Blumenau

Quem tem ingresso pode alterar data ou pedir ressarcimento do valor

 Oktoberfest é suspensa após tempestades, em Blumenau

Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

A edição da Oktoberfest, em Blumenau, no Vale do Itajaí, foi suspensa por cinco dias. O calendário vai ser retomado apenas na quarta-feira (11), por causa das chuvas que atingem a cidade catarinense. A prefeitura informou que a programação vai ser ampliada em uma semana, até o dia 29. Quem tem ingresso comprado para os próximos cinco dias, pode alterar a data ou pedir o ressarcimento do valor.

A 38ª edição da Oktoberfest foi aberta nesta quarta-feira (04) e reuniu cerca de 10 mil pessoas, no Parque Vila Germânica. O evento, em Blumenau, é considerado a maior festa alemã das Américas. A expectativa é que mais de seiscentas mil pessoas circulem nos pavilhões, até o final do mês.

As aulas na Rede Municipal de ensino de Blumenau estão mantidas, nesta sexta-feira (06). No entanto, o calendário não prevê provas ou outras avaliações, para não prejudicar as crianças que não conseguirem chegar à escola. O concurso público, marcado para domingo (08), foi adiado para o dia 22. O processo seletivo da Secretaria da Educação de Blumenau foi reagendado para o dia 29.

A Defesa Civil diz que o nível do Rio Itajaí-Açu segue em declínio. No final da tarde desta quinta-feira (05), a metragem chegava a seis metros e 95 centímetros. Até domingo (08), a previsão indica volume que pode variar entre 120 a 140 milímetros de chuva. A Defesa Civil já registrou mais de 70 ocorrências por deslizamento de terra, em Blumenau.

LEIA TAMBÉM

Situação de Emergência

Ao todo, 60 municípios foram afetados pelas chuvas, em Santa Catarina. Foram distribuídos kits de higiene, limpeza e colchões aos municípios de São Bento do Sul e Erval Velho. Até o início da noite desta quinta-feira (05), um morador tinha morrido em Rio do Oeste.

Segundo a Defesa Civil, após tentar atravessar a correnteza em uma arrozeira, um homem de bicicleta perdeu o controle e caiu em uma vala, que estava cheia em consequência do temporal. Em Timbó, uma criança ficou ferida depois que a casa da família dela foi atingida por um deslizamento. Ela foi socorrida para o hospital e tem condição estável.

17 municípios emitiram decretos de situação de emergência. Em 46 cidades, a Secretaria da Educação de Santa Catarina diz que as aulas foram suspensas, nesta quinta-feira (05). Pelo menos 13 municípios viabilizaram abrigos, para atender os moradores.

A situação considerada mais delicada fica no Alto Vale do Itajaí. Até o início da tarde desta quinta-feira (05), Rio do Sul tinha mais de 160 habitantes socorridos em oito abrigos.

Foto: Divulgação

Avatar

Cleverson Bravo

Primavera e alergias: saiba como prevenir

Primavera e alergias: saiba como prevenir

Nova estação começa neste domingo (22)

Primavera começa com elevação de temperaturas

Primavera começa com elevação de temperaturas

Domingo permanece com nebulosidade na capital