CuritibaGeral

Mal súbito ao volante: alegação precisa ser comprovada

Episódios acendem alerta sobre condição de saúde; entenda

 Mal súbito ao volante: alegação precisa ser comprovada

Motorista, de 69 anos, alegou que sofreu um “apagão” enquanto dirigia (Foto: BandNews Curitiba)

O acidente que deixou uma pessoa morta e três gravemente feridas, na Praça Tiradentes, em Curitiba, abre uma discussão sobre o ‘mal súbito’ – alegação apresentada pela mulher, de 69 anos, que dirigia o carro envolvido na batida. O caso é investigado e a polícia ainda precisa comprovar ou descartar essa hipótese. A motorista disse que toma medicamentos controlados – o que teria provocado essa condição, na última sexta-feira (6) à tarde.

O mal súbito não é uma doença. Se trata de um sintoma que pode ser resultado de diversas causas: desde um quadro de desidratação até doenças mais graves, como AVC, infarto, arritmia cardíaca e aneurismas. Em 80% dos casos, o mal súbito está relacionado a doenças cardiológicas. No entanto, o uso de remédios controlados também pode causar essa condição. O cardiologista dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, Gustavo Lenci Marques, alerta para a leitura da bula e a orientação médica para o uso de alguns medicamentos.

Medicamentos para alergia também podem ser arriscados. Por isso, é importante que exista a orientação médica. Em algumas situações, motoristas envolvidos em acidentes de trânsito alegam que sofreram uma espécie de mal súbito. Dessa maneira, a investigação policial tem como objetivo apurar a veracidade da alegação, como aconteceu no acidente da Praça Tiradentes. O delegado Edgar Santana, da Delegacia de Delitos de Trânsito, conduz a investigação relacionada a esse episódio.

Apesar da versão apresentada pela motorista, à polícia, uma testemunha disse que a mulher dirigia “em plena lucidez”.

Veja mais:

No começo de outubro, um caminhoneiro, de 58 anos, morreu horas após bater contra uma casa, em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Eron Bodziak faleceu na Unidade de Pronto Atendimento. Horas antes do acidente, ele disse, à amigos, que não se sentia muito bem. No mês de agosto, um adolescente, de 13 anos, morreu durante um campeonato de ciclismo em Manoel Ribas, interior do Paraná. A família confirmou que Henzo Lacerda Nascimento teve um mal súbito e sofreu uma parada cardíaca.

Avatar

Izabella Machado

Motorista foge após atropelar e matar idoso, em Curitiba

Motorista foge após atropelar e matar idoso, em Curitiba

Acidente foi registrado no Alto da XV, na noite deste sábado (29)

Campanha Outubro Rosa é lançada pela ACP

Campanha Outubro Rosa é lançada pela ACP

Uma caminhada será realizada na terça-feira, em Curitiba

Bairros de Curitiba e Colombo podem ter falta de água

Bairros de Curitiba e Colombo podem ter falta de água

Abastecimento será reestabelecido até meio dia de domingo (29)