ParanáCidades

Nível do Rio Iguaçu chega aos oito metros

Dos 16 mil afetados pelos temporais no Paraná, nove mil estão em União da Vitória

 Nível do Rio Iguaçu chega aos oito metros

Foto: divulgação/Prefeitura de União da Vitória

Os temporais deixam 390 pessoas desabrigadas no Paraná. O relatório mais recente da Defesa Civil aponta para 1894 casas danificadas, em 24 municípios. O número de afetados direta ou indiretamente chega aos 16 mil 531. Desses, cerca de nove mil estão em União da Vitória, na região sul do estado. Após um breve período de estabilidade, o nível do Rio Iguaçu voltou a subir e chegou aos oito metros. Com um bebê nos braços, a dona de casa Rose Stein deixou a residência em que morava com os filhos para buscar um dos abrigos mantidos pela prefeitura.

E mesmo com a residência totalmente alagada, há quem resista. Com a água na altura dos joelhos, a dona de casa Rosana Pinheiro comenta como tem passado os últimos dias em meio a enchente que invade o bairro em que ela mora com a família.

Devido ao risco de choques elétricos, a Copel desligou a energia em mais de trinta casas do município. O porta-voz da Defesa Civil, Marcos Vidal, destaca que a região sul do Paraná é a mais prejudicada pelos temporais.

Em caso de enchente, a primeira orientação é buscar um local seguro. Quem tenta sair de carro, também deve ter atenção ao caminho escolhido. Mesmo que seja uma via conhecida, é essencial evitar ruas alagadas. O capitão alerta também para o risco de deslizamentos.

Em Curitiba, os 103 milímetros de chuva levaram à quatro solicitações por erosão, nos bairros Alto da Glória, São Lourenço, Santa Quitéria e Mossunguê, cinco por alagamento, nos bairros Campo Comprido, CIC e Caximba, e quatro pedidos de lonas, no Cajuru, no Tarumã, no Alto da Glória e na Cidade Industrial.

Veja mais:

A cidade adotou medidas emergenciais no Caximba, que foi inundado. A Escola Municipal Joana Raksa foi transformada em um abrigo para os moradores da Vila 29 de Outubro.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Izabella Machado

Turista paranaense é espancada durante assalto no Chile

Turista paranaense é espancada durante assalto no Chile

Vítima é natural de Maringá, no Norte do Paraná. Ela estava viajando com uma amiga

Polícia pede prisão de “stalker” de Rio Branco do Sul

Polícia pede prisão de “stalker” de Rio Branco do Sul

Acusado de perseguir e ameaçar duas irmãs, ele teria descumprido medida protetiva imposta pela Justiça

Temperaturas no Paraná devem aumentar nesta semana

Temperaturas no Paraná devem aumentar nesta semana

Massa de ar polar no estado deve perder a intensidade com o passar dos dias

Complexo Turístico Itaipu atraiu 32 mil pessoas em junho

Complexo Turístico Itaipu atraiu 32 mil pessoas em junho

Número representa aumento de quase 5% em relação ao mesmo período de 2023