NacionalGeral

Fumaça prejudicou visibilidade do piloto, diz passageiro de acidente aéreo

Os quatro passageiros ficaram feridos e aguardaram cerca de 20 horas até o resgate

 Fumaça prejudicou visibilidade do piloto, diz passageiro de acidente aéreo

Foto: Corpo de Bombeiros Militar de MS

A fumaça das queimadas que atingem a região do Pantanal é apontada como um dos principais motivos para a queda de um avião de pequeno porte nesta quarta-feira (15). Três, dos quatro ocupantes feridos, são do Paraná. O avião saiu de Campo Mourão, no Centro-Oeste do estado, com destino a Coxim, no Mato Grosso do Sul.

O acidente foi no município de Corumbá, em uma fazenda próxima ao rio Taquari. O médico Dairton Legnani, um dos passageiros, viajava a passeio com o irmão – piloto da aeronave – e outros dois amigos. Segundo Dairton, devido à baixa visibilidade – em decorrência da fumaça dos incêndios que atingem o Pantanal – o piloto encontrou dificuldades para avistar a pista e acabou pousando em uma pista errada, que estava em obras.

Veja mais:

Com a queda, o trem de pouso da aeronave quebrou e o avião capotou. Os quatro passageiros ficaram feridos e aguardaram cerca de 20 horas até a chegada do helicóptero do exército que foi acionado para prestar socorro. Dairton explica que eles passaram a noite em uma pousada e que a maior preocupação naquele momento era com a saúde do irmão de outro passageiro que ficaram mais feridos.

As causas do acidente devem ser investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB). Os governos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul decretaram situação de emergência em decorrência dos incêndios florestais na região do Pantanal. A área destruída pelo fogo ultrapassa um milhão de hectares.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Jessica de Holanda