ParanáGeral

Dengue: Paraná registra mais de 800 casos em uma semana

Com a proximidade do verão, aumenta a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Seis em cada 10 municípios do Paraná têm casos autóctones de dengue. Passados quatro meses desde o início do atual período epidemiológico, a doença causada pelo mosquito Aedes aegypti foi confirmada em 184 cidades diferentes espalhadas por todas as regionais. Nos últimos sete dias, a Secretaria de Estado da Saúde incluiu 876 casos novos aos registros oficiais da doença.

O boletim semanal publicado pela pasta nesta terça-feira (5) não incluiu mortes. Desde agosto, quando começou o atual ciclo epidemiológico, o Paraná acumula 4.398 casos da doença, incluindo quatro casos de dengue grave e um óbito. A única morte confirmada até o momento foi registrada na regional de Paranavaí, no noroeste do Paraná.

Veja mais:

Com a chegada do verão, em dezembro, os ambientes se tornam mais propícios para a proliferação da doença. A estação com chuvas mais frequentes e calor mais intenso oferece as condições ideias para a reprodução do mosquito Aedes aegypti. A coordenadora estadual de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte, reforça os cuidados necessários:

Em quatro meses, foram registradas mais de 30 mil notificações de casos suspeitos em 355 municípios distribuídos por todas as 22 regionais de saúde do estado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná ainda tem pouco mais de 6,2 mil casos em investigação. Outros 17,9 mil foram descartados após a realização de exames laboratoriais.

O informe semanal divulgado nesta terça-feira (5) pelo Governo do Paraná também aborda outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Em relação à febre chikungunya, são 296 casos notificados e 21 confirmados. Em sete dias, apenas um caso novo foi registrado. Não há casos confirmados de zika vírus até o momento no Paraná. Desde agosto, foram notificados 29 casos suspeitos.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Justiça do Paraná reconhece existência de família multiespécies

Justiça do Paraná reconhece existência de família multiespécies

Conceito é usado quando um núcleo é formado por pessoas e animais de estimação

Lobo-guará é avistado no Parque Estadual de Vila Velha

Lobo-guará é avistado no Parque Estadual de Vila Velha

O animal que foi visto próximo a portaria do parque é ameaçado de extinção

Explosão que matou mulher foi provocada por vazamento de gás

Explosão que matou mulher foi provocada por vazamento de gás

Não existem indícios de que o incêndio tenha sido criminoso, segundo a PCPR

Integrantes de torcidas organizadas de Maringá são alvo de operação

Integrantes de torcidas organizadas de Maringá são alvo de operação

Segundo a polícia, eles usavam as redes sociais para planejar brigas