EsportesFutebol

“Herói” do Athletico: o que aconteceu com Barrera após Sul-Americana

Colombiano isolou pênalti decisivo na prorrogação e encaminhou disputa para as penalidades máximas

 “Herói” do Athletico: o que aconteceu com Barrera após Sul-Americana

Foto: Rodolfo Buhrer/ reprodução

O Athletico comemorou nesta terça-feira (12) os cinco anos do primeiro título continental da história do clube: a Copa Sul-Americana de 2018. Em plena Arena da Baixada, o Furacão venceu o Junior Barranquilla, da Colômbia, por 4 a 3 nos pênaltis.

Vários jogadores do lado Rubro-Negro estão marcados na história do clube pela importância no título, como Pablo, Bruno Guimarães, Thiago Heleno, Santos e outros atletas. Porém, um colombiano também foi crucial na conquista da Sul-Americana.

Aos cinco minutos do segundo tempo da prorrogação, quando a partida estava empatada em 2 a 2 no agregado, Jarlan Barrera isolou o pênalti que poderia ter decidido aquele jogo. Na ocasião, se ele tivesse marcado, o Athletico teria menos de 10 minutos para empatar e levar a decisão para os pênaltis.

jarlan barrera pênalti perdido
Foto: reprodução

E após cinco anos, o que aconteceu com o ex-camisa 10 do Junior Barranquilla?

Após a decisão, Jarlan foi muito criticado pelos torcedores do próprio time. Em 20 dias, o meia-atacante saiu da Colômbia e foi para o México, contratado pelo Tigres UANL e anunciado no dia 1º de janeiro de 2019.

Porém, com oito dias no novo clube, foi emprestado para o Rosario Central. No clube argentino, Barrera atuou em somente quatro partidas durante sete meses. 

Em junho, o colombiano acertou com o Atlético Nacional, rival do Junior Barranquilla. E precisou de apenas seis partidas para ganhar a admiração da torcida, marcando dois gols e distribuindo quatro assistências.

jarlan barrera pênalti perdido copa sul-americana 2018
Foto: reprodução/ redes sociais

Com o clube de Medellín, entre 2019 e 2021, seguiu como titular e disputou uma vez a Copa Sul-Americana e a Libertadores. Em 2021, conquistou o primeiro título defendendo as cores do Atlético Nacional, marcando um dos seis gols nas finais da Copa da Colômbia contra o Deportivo Pereira.

Mas em 2022, Jarlan se tornou um herói da torcida. O Atlético Nacional se classificou para a final do Torneio Apertura (equivalente ao primeiro turno do Brasileirão, mas que conta como título) e disputaria a decisão contra o Tolima.

No primeiro jogo, o Nacional de Medellín venceu por 3 a 1, mas na partida da volta, sofreram dois e o duelo se encaminhava para as penalidades máximas. No entanto, Barrera saiu do banco de reservas aos 37 do 2º tempo e marcou de cabeça nos acréscimos.

O gol decisivo de Jarlan deu ao Atlético Nacional o 17º título da Liga Colombiana, tornando o clube como o maior campeão nacional. De 2019 até esta temporada (2023), Barrera tem 163 partidas pelo Atlético Nacional, 35 gols e 15 assistências. 

Em junho de 2023, o colombiano reviveu o pesadelo do passado. O Nacional disputava a final do Apertura contra os Millonarios e o duelo se encaminhou para a disputa de pênaltis. Barrera ficou responsável pela quinta e última cobrança do Atlético, mas chutou fraco e teve a penalidade defendida.

barrera pênalti perdido atlético nacional
Foto: reprodução/ Win Sports

Barrera ainda viu o adversário estufando as redes e comemorando o gol do título. Foi a 16ª conquista do Millonarios no Campeonato Colombiano.

Durante este período, o meia-atacante colombiano foi especulado em diversos clubes brasileiros, como o São Paulo, Fluminense, Vasco da Gama e até o Coritiba, para a atual temporada.

Reportagem: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado

Paraná Clube e Coritiba têm confrontos fora de casa

Paraná Clube e Coritiba têm confrontos fora de casa

Coxa enfrenta o Novo Horizontino no interior. Tricolor encara o Rio Branco em Paranaguá