EsportesFutebol

Athletico volta a ter um treinador sul-americano após 12 anos

Juan Carlos Osorio é o primeiro técnico colombiano da história do Furacão

 Athletico volta a ter um treinador sul-americano após 12 anos

Foto: Hector Retamal/ AFP

O mais novo treinador do Athletico, Juan Carlos Osorio, desembarca nesta sexta-feira (5) em Curitiba, um dia antes da reapresentação do elenco, para iniciar os trabalhos para 2024. Aos 62 anos, o técnico retorna para um clube da América do Sul após passar um ano no Zamalek.

No clube egípcio, ele teve um aproveitamento de 64%, com 16 vitórias, oito empates e cinco derrotas. Osorio é o primeiro treinador colombiano da história do Athletico. O Furacão não tinha um estrangeiro sul-americano no comando desde 2012, com o uruguaio Juan Ramón Carrasco.

Juan Carlos é conhecido no Brasil pela curta passagem pelo São Paulo, em 2015. O treinador assumiu a equipe paulista na quarta rodada do Brasileirão e, após 29 partidas, deixou o Tricolor na quinta posição do Campeonato Brasileiro e nas semifinais da Copa do Brasil.

Veja mais:

juan carlos osorio athletico treinador sul-americano colombiano clube são paulo
Foto: SPFC/ reprodução

Ao todo, foram 13 vitórias, sete empates e nove derrotas. A despedida do colombiano no comando do São Paulo foi justamente contra o Athletico, quando venceu o Furacão por 1 a 0 no Morumbi. 

Osorio saiu o Tricolor Paulista, em outubro de 2015, para assumir a Seleção Mexicana. Durante o tempo que esteve à frente da equipe, o México foi o quarto colocado da Copa das Confederações de 2017 e eliminado pelo Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2018.

Após o Mundial, foi anunciado pela Seleção do Paraguai e estreou com um empate de 1 a 1 contra a África do Sul, em um amistoso. Com apenas uma partida e cinco meses no cargo, pediu a rescisão do contrato ao alegar problemas familiares.

juan carlos osorio athletico treinador técnico sul-americano colombiano história clube centenário
Foto: Zamalek/ reprodução

Em clubes, Osorio também passou por América de Cali (COL), Atlético Nacional (COL), Puebla (MÉX), Once Caldas (COL), New York Red Bulls (EUA), Chicago Fire (EUA) e Millonarios (COL).

Antes da chegada do colombiano, o Athletico era o único time, entre os 40 clubes da Série A e B do Brasileirão, sem treinador.

Reportagem: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado

Paraná Clube e Coritiba têm confrontos fora de casa

Paraná Clube e Coritiba têm confrontos fora de casa

Coxa enfrenta o Novo Horizontino no interior. Tricolor encara o Rio Branco em Paranaguá