EsportesFutebol

“Aliviado”, Cuca diz que deveria ter resolvido caso “antes”

Justiça da Suíça reconheceu irregularidades e anulou a sentença de 1989 por estupro

 “Aliviado”, Cuca diz que deveria ter resolvido caso “antes”

Foto: Reprodução

O técnico Cuca se disse “aliviado” com o desfecho do caso de estupro, na Suíça. Em dezembro, o Tribunal de Berna reconheceu irregularidades no processo e anulou a sentença publicada em 1989, dois anos após o crime.

Nesta segunda-feira (04), Cuca voltou a falar sobre o assunto, em uma entrevista divulgada pelo Athletico. O treinador foi anunciado para assumir o Rubro-Negro, após a saída do colombiano Juan Carlos Osório.

À época dos fatos, na Suíça, a vítima tinha 13 anos. A acusação dizia que exames confirmaram a presença de sêmen de Cuca no corpo da menina. O novo treinador do Athletico reforça que não foi reconhecido como estuprador pela jovem.

Cuca estava afastado do futebol desde abril, depois de uma passagem pelo Corinthians, que durou duas partidas. A pressão pelo caso de estupro interrompeu o trabalho. Depois de deixar o cargo no Parque São Jorge, o treinador foi à Justiça para reabrir o caso, na Suíça.

A defesa argumentou que Cuca tinha sido julgado à revelia, sem a presença de um representante legal. O pedido foi acolhido, mas o Ministério Público alegou que o crime estava prescrito, sem a possibilidade de realizar um novo julgamento.

Nessa condição, reconhecendo as irregularidades, a Justiça acatou a sugestão para anular a sentença de 1989.

LEIA TAMBÉM

À época, Cuca era jogador do Grêmio e tinha viajado com a equipe gaúcha para uma excursão, na Suíça. Hoje, aos 60 anos, o treinador chega ao Rubro-Negro como bicampeão brasileiro e campeão da Libertadores.

Na Justiça, ao anular a sentença, o tribunal não chegou a reexaminar o mérito do processo. Em um novo julgamento, a defesa de Cuca confiava na absolvição.

Assim como aconteceu no Corinthians, a chegada de Cuca ao Athletico teve forte resistência. A advogada Fernanda Luiza se posiciona como uma defensora da reintegração de criminosos à sociedade. No entanto, ela pondera que Cuca não foi punido.

A também advogada Gabriela Carbornar argumenta que a anulação da sentença por questões técnicas não apaga os fatos. Frequentadora assídua da Ligga Arena, a torcedora diz que ainda não sabe se terá motivação para apoiar o Rubro-Negro após a chegada do novo técnico.

O técnico Cuca comanda o primeiro treinamento, no Athletico, nesta terça-feira (05), na reapresentação do elenco. O Furacão volta a campo no domingo (10), às seis e meia, contra o Londrina, pelas quartas de final do Campeonato Paranaense. O Rubro-Negro perdeu o jogo de ida, no sábado (02), por 1 a 0.

Reportagem: Cleverson Bravo / Angelo Sfair / Larissa Biscaia

Avatar

Cleverson Bravo

Grêmio vai mandar os próximos jogos da Libertadores em Curitiba

Grêmio vai mandar os próximos jogos da Libertadores em Curitiba

Tricolor gaúcho enfrenta o Strongest e o Estudiantes, no Couto Pereira

Athletico de Cuca sofre 1º gol na Ligga Arena

Athletico de Cuca sofre 1º gol na Ligga Arena

Furacão não sofria um gol em casa desde o final de fevereiro

CBF suspende as duas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro

CBF suspende as duas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro

Partidas seriam disputadas nos próximos dois finais de semana