CuritibaDivirta-se

Temas importantes disfarçados de brincadeira em ”Valentim Valentinho”

“Tá tudo bem ter medo” é a mensagem que a peça deixa para as crianças

 Temas importantes disfarçados de brincadeira em ”Valentim Valentinho”

Foto: Divulgação

Adultos e crianças presentes no teatro Bom Jesus, no sábado (30), puderam prestigiar a peça disfarçada de escola “Valentim Valentinho”. A apresentação aborda, com perspicácia, temas muito delicados para serem discutidos entre os pequenos, como o bullying e o machismo.

A linguagem acessível e didática possibilitou a oportunidade de conexão. Tatiana Vechiatto, que levou seu filho para ver a apresentação, avalia que “é um lazer para as crianças e também promove a diversão pois, cada vez menos eles têm contato com a arte.”

Com texto e diretores premiados em 2023, “Valentim Valentinho”  aparece como uma das principais atrações para o público infanto-juvenil no cenário atual. Esse sucesso é resultado do dinamismo da peça, nos momentos em que os atores interagem com o público para dar vida e continuidade à produção. Esse recurso prende os espectadores, que se sentem parte do elenco.

Os conflitos comuns da infância fazem o público se reconhecer nos personagens. “Eu era um pouco o Valentim, eu não não era do futebol, eu era um menino doce e isso pesava na minha sexualidade como se tivesse a ver uma coisa com a outra. O bacana é as crianças não perceberem que estão dentro de uma reflexão que vai servir pra elas e os pais verem que eles precisam de mais carinho e atenção nesse momento mais frágil”, explicou o diretor da peça, Marcelo Várzea.

O espetáculo também enche a alegria de Fran Ferraretto, responsável pelo texto da peça e que também dá vida à personagem Ana. “Eu lembro muito bem de quando recebi o convite, era um domingo de manhã e eu fiquei muito feliz, pois o Festival é o maior da América Latina e é um sonho para qualquer ator, ainda mais eu que vim com meu próprio espetáculo, que saiu de mim e era um sonho tão distante que eu nem cogitava a possibilidade”, comentou.

Cobrança, coragem e sonhos também são trazidos à tona pela apresentação, que leva a amizade dos personagens como principal mecanismo para a produção funcionar, e mostra a lealdade entre eles como o desfecho necessário para uma apresentação que tem como sua mensagem principal mensagem a frase “tá tudo bem ter medo”.

Serviço:

“Valentim Valentinho” – Guritiba 

Data: 30 e 31 de março

Horário: 16h

Local: Teatro Bom Jesus

Valor da entrada: R$ 66 (inteira) e R$ 33 (meia)

Classificação: Livre

Gênero: Infanto-Juvenil

Duração: 50min

Reportagem: Luiz Miguel Candido, estudante da Universidade Positivo(UP)

Avatar

felipe.lunardi

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Para doar, não precisa de agendamento, basta chegar no hospital das 9h às 16h30

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Previsão para sexta-feira (20) é de tempestades para praticamente todo o estado

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Crime foi registrado na cidade em julho deste ano; vítima foi encontrada carbonizada