CuritibaDivirta-se

TeatroXCidadeXCapital: oficina discute a relação urbana com o teatro

Bate-papo envolveu áreas de arte, comunicação e arquitetura reunidas por interesses em comum

 TeatroXCidadeXCapital: oficina discute a relação urbana com o teatro

Foto: Divulgação

No dia em que Curitiba completou 331 Anos, a Cia Ká de Teatro recebeu inscritos na oficina “Teatro x Cidade x Capital” para discutir diversas questões acerca da história dos espaços na cidade e a relação entre as instituições e a capital. O debate faz parte da Mostra Namoskà e aconteceu no auditório Glauco Flores de Sá Brito, o miniauditório do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Com entradas acessíveis a R$ 10 (inteira) e R $5 (meia), 12 inscritos estiveram no auditório para ouvir o que Caio Frankiu preparou, e acrescentar ao debate um pouco de suas vivências. Todos tiveram a chance de se apresentar e compartilhar a própria trajetória envolvendo arte, teatro e até arquitetura, outra área com a qual a Cia tem muita ligação e também foi abordada durante o bate-papo.

“Como tornar o teatro mais acessível e que recursos utilizar a nosso favor?”. Esse tipo de questionamento levou a discusões de temas como acessibilidade, formação de público e valorização das artes cênicas, que desenrolaram, ali mesmo, entre pessoas de diferentes áreas de formação, mas um interesse em comum: a arte como forma de sobrevivência.

Os participantes relembraram como era o cenário cultural na cidade até pouco tempo atrás, com o Grupo Sombra, a Virada Cultural e como foi o processo de proibição da arte de rua por parte do Judiciário. “Eu morava em bairro e lembro que, quando criança, sempre pedia para meus pais para poder vir ao centro porque eu sabia que ia andar e encontrar algo de teatro na rua”, conta a produtora cultural Juliana.

Mostra Namoskà

A mostra da Cia Ká de Teatro é um dos destaques na 32ª edição do Festival de Curitiba. Em 2023, a companhia trouxe duas montagens para o evento. Já neste ano, eles voltaram com tudo com a Mostra Namoskà, que conta com seis peças e quatro oficinas, todas no miniauditório do Teatro Guaíra. Os temas variam desde montagens técnicas no teatro até debates com pautas sociais.

Mais informações sobre a programação da cia você confere no site: www.ciakadeteatro.com.br  ou no Instagram: @ciakadeteatro

Serviço:

Mostra Namoskà

Data: 28 de março a 1 de abril

Local: Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Teatro Guaíra

Reportagem: Ana Bavutti, estudante da Universidade Positivo(UP)

Avatar

felipe.lunardi

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Para doar, não precisa de agendamento, basta chegar no hospital das 9h às 16h30

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Previsão para sexta-feira (20) é de tempestades para praticamente todo o estado

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Crime foi registrado na cidade em julho deste ano; vítima foi encontrada carbonizada