CuritibaGeral

Curitiba alerta para baixa vacinação contra influenza na capital

A cobertura da imunização do público prioritário está em 35,2%

 Curitiba alerta para baixa vacinação contra influenza na capital

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Nove mortes em 30 dias. Do início do ano até agora, 11 pessoas morreram em decorrência da Influenza em Curitiba.

Devido à alta circulação do vírus da gripe, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância da vacinação, especialmente no público prioritário, considerado mais vulnerável ao agravamento da doença.

Na capital, todas as mortes registradas foram de pessoas com comorbidades ou com idade acima dos 60 anos. Das 11 vítimas, apenas uma havia tomado o reforço da vacina. A morte ocorreu antes dos 15 dias que a vacina leva para fazer efeito.

Fazem parte do público prioritário: pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com comorbidades, gestante e puérperas (mulheres que tiveram filho até 45 dias). As doses estão disponíveis para o público em geral desde o dia 2 de maio. A liberação aconteceu após a baixa procura pela vacina.

A cobertura do público prioritário está em 35,2%. De 25 de março a 5 de maio, foram vacinadas 244.874 pessoas na capital.

Do total de doses aplicadas, 41.657 são referentes a pessoas do público em geral. Curitiba registra, em 2024, 117 casos de internamento por síndromes respiratórias aguda grave (Srag) em decorrência de influenza. O município contabilizou 36 mortes em 2022 e 16 em 2023.

Informação: Vanessa Fontanella

Avatar

Paula Duraes