NacionalGeral

Pequeno Príncipe atendeu 745 casos de violência infantil em 2023

Mais de 70% das agressões foram praticadas por familiares e conhecidos da criança

 Pequeno Príncipe atendeu 745 casos de violência infantil em 2023

Wynitow Butenas/Hospital Pequeno Príncipe

No ano passado, 745 crianças e adolescentes foram atendidas no Hospital Pequeno Príncipe por suspeita de abusos e maus-tratos. A violência sexual lidera o ranking com 435 casos, dos quais 231 eram meninas. Na sequência, aparecem os casos de negligência, com 179 ocorrências; violência física, com 92 notificações; e autolesão, com 69 casos.

Do total de registros, 68,7% eram do sexo feminino; 32,8% tinham até três anos; e 70,4% estavam na Primeira Infância, período que vai desde o nascimento até os seis anos. Em relação à natureza da agressão, 73,5% delas foram domésticas, ou seja, o crime foi praticado por pessoas do vínculo familiar da criança ou adolescente. Em 67% dos casos identificáveis, o agressor era do sexo masculino. A coordenadora do serviço social da instituição, Rosane Moura Brasil, detalha que 2023 foi reconhecido como o período com maior número de notificações por suspeita de violência.

De 2022 para 2023, o aumento nas notificações do hospital foi de 14%. No último ano, a menor vítima tinha 6 dias de vida. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a violência infantil representa um dos maiores problemas de saúde pública e pode atingir, segundo estimativas, até um bilhão de vítimas anualmente em todo o mundo. Para proteger o futuro das crianças e adolescentes, é preciso que a população conheça os sinais da violação de direitos, como explica a psicóloga da instituição, Marianne Bonilha.

Outra forma de garantir os direitos das crianças e adolescentes é por meio da denúncia. Conhecer e entender os conceitos das violências é fundamental para diminuir os casos de agressões.

É possível denunciar de forma anônima e gratuita pelos telefones 156, da Prefeitura de Curitiba, 181, o Disque-Denúncia do Paraná, ou pelo 100, Disque-Denúncia nacional. 

Reportagem: Mirian Villa

Avatar

Mariana Godoi

Hospital curitibano está entre os melhores do mundo

Hospital curitibano está entre os melhores do mundo

Pequeno Príncipe foi reconhecido pela Newsweek pelo quarto ano consecutivo

Horário de verão não reduz consumo de energia, aponta especialista

Horário de verão não reduz consumo de energia, aponta especialista

Governo estuda retomada para reduzir sobrecarga do sistema elétrico

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília