PolíticaGeral

Alep recebe projeto que prevê privatização de escolas estaduais

Proposta foi encaminhada pelo governador para tramitação em regime de urgência

 Alep recebe projeto que prevê privatização de escolas estaduais

Foto: arquivo/Orlando Kissner/Alep

O projeto de lei que prevê a privatização das escolas públicas do estado chegou nesta segunda-feira (27) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A proposta foi encaminhada pelo governador Ratinho Junior para tramitação em regime de urgência. O texto, que faz parte do Programa Parceiro da Escola, propõe o repasse da gestão administrativa e financeira de 200 colégios para empresas privadas a partir de 2025. Entre as tarefas que ficarão terceirizadas estão merenda, internet, segurança, infraestrutura, contratação de professores temporários e limpeza. Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o novo modelo de gestão vai ser voltado, principalmente, para escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Ele explica ainda que a mudança depende de aprovação em consulta pública.

A possibilidade de privatização é recebida com resistência entre os professores. Eles anunciaram uma paralisação para o dia 3 de junho. A greve foi aprovada no final de semana em assembleia por mais de 4 mil educadores. A categoria reivindica o pagamento da Data-Base e a retirada de pauta do Programa Parceiro da Escola do governo estadual.

LEIA MAIS

O líder da bancada da oposição na Alep, deputado Requião Filho (PT), considera a proposta inconstitucional e afirma que, em caso de aprovação em plenário, pretende judicializar a discussão.

Atualmente, duas escolas da rede estadual já adotam o modelo após consulta pública: a Anibal Khury Neto, em Curitiba, e a Anita Canet, em São José dos Pinhais. O presidente da Alep, Ademar Traiano (PSD), destaca que os resultados de escolas que aderiram ao sistema têm se mostrado satisfatórios.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta terça-feira (28). Depois será encaminhado para as comissões de Educação e Finanças. A discussão em votação no plenário deve acontecer já na próxima semana. 

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

felipe.lunardi

Ex-governadora Cida Borghetti tem celular furtado no Batel; veja vídeo

Ex-governadora Cida Borghetti tem celular furtado no Batel; veja vídeo

Ela estava na calçada quando um ciclista passou e arrancou o aparelho

92% dos paranaenses dizem lembrar em quem votaram para prefeito

92% dos paranaenses dizem lembrar em quem votaram para prefeito

Pesquisa do DataCenso consultou memória em relação ao pleito de 2020

Líder do Governo na Assembleia Legislativa é internado

Líder do Governo na Assembleia Legislativa é internado

Hussein Bakri (PSD) apresentou um quadro de diverticulite