CuritibaPolícia

Documentos e computadores são apreendidos durante operação da Polícia Civil

Operação Conexão mira empresas que fornecem produtos para a Sanepar

 Documentos e computadores são apreendidos durante operação da Polícia Civil

Foto: divulgação/PCPR

Documentos, computadores e celulares foram apreendidos durante a “Operação Conexão” coordenada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR).

Durante os trabalhos da corporação, que começaram no início da manhã desta terça-feira (11), foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a uma associação criminosa responsável por fraude a licitação e contratos administrativos da Companhia de Saneamento Básico do Paraná (Sanepar).

Os investigados são suspeitos dos crimes de associação criminosa, fraude à licitação e de adulteração e entrega de uma mercadoria por outra em contratos firmados com a Companhia. Os mandados foram cumpridos em residências e empresas ligadas ao grupo em Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária e Pinhais, na Região Metropolitana, e contou com o apoio da Polícia Científica.

De acordo com as investigações, foi possível identificar que, os suspeitos agiam desde 2018. A denúncia partiu da própria Sanepar, como explica a delegada Waleska Souza Martins.

Após vencerem as licitações, na fase de execução do contrato administrativo firmado, as supostas empresas não entregavam os materiais ou entregavam com qualidade inferior à prevista no edital.

Segundo a polícia, a Sanepar aplicava sanções administrativas cabíveis à empresa – como, por exemplo, a suspensão temporária de participação em licitações. No entanto, o grupo criminoso abria novas empresas para conseguir participar das disputas.

O grupo possuía fábricas e comércios de tubos e conexões e agia no Paraná e em estados vizinhos. Integrantes da associação criminosa respondem por crimes semelhantes em Santa Catarina. Ainda de acordo com a polícia, as investigações não se encerraram.

Por meio de nota, a Sanepar esclarece que não é parte no processo e que colabora com a investigação.

Reportagem: Marlon Santiago

Avatar

Paula Duraes

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Para doar, não precisa de agendamento, basta chegar no hospital das 9h às 16h30

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Previsão para sexta-feira (20) é de tempestades para praticamente todo o estado

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Crime foi registrado na cidade em julho deste ano; vítima foi encontrada carbonizada