ParanáGeral

Em 100 dias, concessionárias de pedágio realizam 27 mil atendimentos

Entre os serviços estiveram panes mecânicas, acompanhamentos médicos e combate a incêndios

 Em 100 dias, concessionárias de pedágio realizam 27 mil atendimentos

Foto: Divulgação/EPR Litoral Pioneiro

Em 100 dias, as concessionárias responsáveis pelas rodovias dos Lotes 1 e 2 realizaram juntas mais de 27 mil atendimentos. Entre os serviços estiveram panes mecânicas, acompanhamentos médicos, ocorrências com animais e incêndios nas margens das estradas. Conforme balanço das empresas Via Araucária e a EPR Litoral Pioneiro, desde o dia 28 de fevereiro quando assumiram a administração, a operação que mais demandou atenção foi o socorro mecânico. Foram quase 12 mil ocorrências atendidas.

A EPR Litoral Pioneiro informou que em 100 dias foram 15,7 mil ocorrências atendidas, sendo 6,4 mil panes, 2,5 mil questões operacionais, 391 atendimentos com ambulâncias, 33 combates a incêndio e 1,6 mil acionamentos de guincho. Segundo o diretor presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira, a ideia desde o início da operação é fazer com que o motorista seja impacto positivamente.

A EPR é responsável por 605 quilômetros das rodovias BR-153, BR-277 e BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 em trechos que passam por Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. A empresa informou que nos primeiros 100 dias de concessão investiu R$ 124,3 milhões em obras, melhorias e manutenção.

20 passarelas foram totalmente recuperadas, ganharam nova iluminação, pintura e recuperação das estruturas danificadas. A concessionária ainda tapou quase sete mil buracos, aplicou asfalto novo em 40 quilômetros de faixas e reinstalou cinco mil metros de defensas metálicas.

Já a Via Araucária fez mais de 11 mil atendimentos: 719 acidentes, 5,4 mil socorros mecânicos, 890 socorros médicos, 570 ocorrências com animais, 155 incêndios e 3.662 outros atendimentos. A empresa administra trechos da BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427 que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Região Centro-Sul e Campos Gerais.

A Via Araucária restaurou 411 km de vias, mais de 9 mil tapa buracos, 100 mil serviços de sinalização nas vias e recuperou 20 pontos de erosão.


Assembleia
Com as obras em andamento, a Assembleia Legislativa do Paraná realiza na próxima semana uma reunião de fiscalização.
A encontro será realizado na segunda-feira (1), às 10h, no Auditório Legislativo. O objetivo, conforme a Alep, é abrir para debate as melhores práticas para fiscalizar as obras das novas concessões dos pedágios junto ao setor produtivo e entidades ligadas à Engenharia.

O encontro reúne representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP-PR), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Sistema Ocepar.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Olívia Marques

Turista paranaense é espancada durante assalto no Chile

Turista paranaense é espancada durante assalto no Chile

Vítima é natural de Maringá, no Norte do Paraná. Ela estava viajando com uma amiga

Polícia pede prisão de “stalker” de Rio Branco do Sul

Polícia pede prisão de “stalker” de Rio Branco do Sul

Acusado de perseguir e ameaçar duas irmãs, ele teria descumprido medida protetiva imposta pela Justiça

Temperaturas no Paraná devem aumentar nesta semana

Temperaturas no Paraná devem aumentar nesta semana

Massa de ar polar no estado deve perder a intensidade com o passar dos dias

Complexo Turístico Itaipu atraiu 32 mil pessoas em junho

Complexo Turístico Itaipu atraiu 32 mil pessoas em junho

Número representa aumento de quase 5% em relação ao mesmo período de 2023