NacionalGeral

MEC alerta para golpes envolvendo o ProUni

Golpistas estavam cobrando R$ 100 para candidato finalizar cadastro no programa

 MEC alerta para golpes envolvendo o ProUni

Foto: Rafa Nedderrneyer/Agência Brasil

O Ministério da Educação emitiu um alerta nesta quarta-feira (24) para golpes envolvendo o ProUni (Programa Universidade para Todos). A afirmação foi feita após um site falso para inscrições no processo seletivo ser retirado do ar.

Segundo o MEC, a página tinha a mesma identidade visual do website oficial, mas solicitava R$ 100 para o participante finalizar o cadastro no programa. Além disso, o golpista ameaçava o inscrito de ser desclassificado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano, e de futuras edições, caso não pagasse o valor.

Veja mais: Ganhando o Mundo: Educação divulga chamada complementar

Por meio de nota, o Ministério da Educação afirmou que “a cobrança de qualquer valor para inscrição no ProUni é indevida e ilegal”. As inscrições para o programa foram abertas no início da semana e seguem até sexta-feira (26), pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nesta segunda edição, o MEC oferece 240 mil bolsas, sendo 170 mil integrais e 73 mil parciais, distribuídas em 901 instituições participantes.

Desde 2004, o programa oferta bolsas de estudo, de 100% e 50%, em cursos de graduação em universidades privadas. Entre os critérios para participar, é necessário que o candidato tenha feito o Enem 2022 ou 2023 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação.

Outra condição é ter renda familiar per capita menor que um salário mínimo e meio para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais. 

Informação: Mirian Villa

Avatar

Mariana Godoi

Datena afirma ter perdido a cabeça após cadeirada em Marçal

Datena afirma ter perdido a cabeça após cadeirada em Marçal

Agressão aconteceu durante debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo na TV Cultura

Serviço secreto prende homem armado perto de residência de Trump

Serviço secreto prende homem armado perto de residência de Trump

Cerca de dois meses atrás, ele sofreu uma tentativa de assassinato

Brasil concentra 71,9% das queimadas na América do Sul

Brasil concentra 71,9% das queimadas na América do Sul

Entre os estados brasileiros, Mato Grosso lidera o ranking