PolíticaEleições

Convenção oficializa Andrea Caldas como candidata a prefeita de Curitiba

Encontro do PSOL confirma chapa ‘puro-sangue’ 100% feminina, na corrida ao Palácio 29 de Março

 Convenção oficializa Andrea Caldas como candidata a prefeita de Curitiba

(Foto: divulgação/PSOL)

A professora Andrea Caldas foi confirmada como candidata a prefeita de Curitiba, na convenção realizada na manhã deste sábado (27), pelo PSOL. A chapa foi oficializada com a servidora municipal Letícia Faria na vice.

Saiba mais:

Com a decisão dos filiados, o partido apresenta aos eleitores da capital uma chapa ‘puro-sangue’, formada com candidatos da mesma sigla. A convenção oficializa, ainda, a primeira candidatura 100% feminina nas eleições deste ano.

Para poder se apresentar oficialmente como candidata nestas eleições, Andrea Caldas aguarda agora a formalização da decisão do partido à Justiça Eleitoral.

Com a decisão do PT de não lançar candidato próprio à prefeitura de Curitiba, Andrea Caldas se coloca como a principal opção do eleitorado de esquerda da cidade. É a primeira vez na história, desde a redemocratização, que o Partido dos Trabalhadores não faz parte da composição de uma chapa, em uma eleição na capital.

Durante a semana, Andrea Caldas foi sondada como provável vice de Requião, que deve ser oficializado como candidato pelo Mobiliza – sigla sem tempo de rádio e TV no primeiro turno, na propaganda eleitoral obrigatória.

Um convite oficial chegou a ser formalizado pelo ex-governador, mas a Executiva do PSOL negou a possibilidade e ratificou a candidatura própria do partido.

Biografias

Andrea Caldas é pedagoga e doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde é professora. A candidata à vice, Letícia Faria, é enfermeira e servidora pública concursada de Curitiba, onde trabalhou por oito anos, no Hospital do Idoso Zilda Arns.

Convenções partidárias

O prazo para a realização das convenções encerra no dia 5 de julho. Neste domingo, o PSB se reúne e deve confirmar o nome de Luciano Ducci, à prefeitura, com Goura, do PDT, na vice.

Até o momento, PT e PSTU já realizaram os encontros, além do PSOL. O Partido dos Trabalhadores oficializou o apoio a Ducci, no último sábado (20). Já o PSTU fechou questão ao definir o nome de Samuel de Mattos, para a corrida ao Palácio 29 de Março.

Reportagem: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Datena afirma ter perdido a cabeça após cadeirada em Marçal

Datena afirma ter perdido a cabeça após cadeirada em Marçal

Agressão aconteceu durante debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo na TV Cultura

Site da campanha “Assédio Não” previne casos assédio eleitoral

Site da campanha “Assédio Não” previne casos assédio eleitoral

Lançamento da ferramenta aconteceu nesta sexta-feira (13) na sede da OAB-PR

Projeto pretende criar calçada da Fama em Curitiba

Projeto pretende criar calçada da Fama em Curitiba

As estrelas teriam o nome de pessoas que passaram pela cidade ou contribuíram com ela

Eleições 2024: entenda sobre o voto proporcional para vereadores

Eleições 2024: entenda sobre o voto proporcional para vereadores

Dessa forma são computados os votos os partidos e depois os votos de cada candidato