NacionalGeral

Ministro Silvio Almeida é demitido após denúncias de assédio sexual

Acusações foram reveladas pelo Portal Metrópoles, no dia anterior

 Ministro Silvio Almeida é demitido após denúncias de assédio sexual

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, nesta sexta-feira (06), depois das denúncias de assédio sexual.

A informação foi confirmada em nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A nota reforça que a Polícia Federal abriu um protocolo inicial de investigação. A Comissão de Ética Pública da Presidência da República também abriu procedimento preliminar para esclarecer os fatos.

As acusações de assédio sexual foram divulgadas nesta quinta-feira (05), pelo Portal Metrópoles. Entre as vítimas estaria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

A organização Me Too Brasil, que acolhe vítimas de violência sexual, confirmou ter sido procurado por mulheres que relataram supostos episódios de assédio sexual praticados pelo ministro.

LEIA A NOTA DA DEMISSÃO DO MINISTRO SILVIO ALMEIDA

Diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa no Palácio do Planalto, no início da noite desta sexta-feira (6), o presidente Lula decidiu pela demissão do titular da Pasta de Direitos Humanos e Cidadania.

O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual.

A Polícia Federal abriu de ofício um protocolo inicial de investigação sobre o caso. A Comissão de Ética Pública da Presidência da República também abriu procedimento preliminar para esclarecer os fatos.

O Governo Federal reitera seu compromisso com os Direitos Humanos e reafirma que nenhuma forma de violência contra as mulheres será tolerada.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Informações: Cleverson Bravo

Avatar

Cleverson Bravo

Anatel diz que verifica relatos de acesso à rede social X

Anatel diz que verifica relatos de acesso à rede social X

Segundo a agência, plataforma permanece suspensa no país

Aplicativo X volta a ser acessado no Brasil; entenda

Aplicativo X volta a ser acessado no Brasil; entenda

O antigo Twitter estava suspenso desde o dia 31 de agosto

Bets que não pediram autorização serão suspensas

Bets que não pediram autorização serão suspensas

Um pente-fino para regulamentar apostas será realizado