COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Quedas da safra e dos preços das commodities terão reflexos na inflação e juros.

 Mudanças tributárias e fiscais preocupam executivos financeiros

Carlos Alexandre Peres, presidente do Ibef Paraná. Foto: Divulgação Ibef/PR

Faltando duas semanas para o início do último trimestre de 2024, o que se verifica é uma preocupação dos executivos e diretores financeiros das empresas paranaenses em relação às mudanças na legislação fiscal e tributária.

Eu conversei com o novo presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (Ibef-PR), Carlos Alexandre Peres, sobre a conjuntura econômica do País e as perspectivas financeiras dos negócios para o próximo ano.

Peres, que assumiu o cargo, no mês passado, para dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento da comunidade executiva de finanças do nosso estado, me disse que as mudanças na tributação, que devem ser aprovadas até dezembro, para entrarem em vigor em 2025, trarão aumento na carga tributária das empresas.

Segundo o presidente do Ibef Paraná, a tributação sobre lucros e dividendos é uma das maiores preocupações no que diz respeito à pessoa jurídica. Quanto à conjuntura econômica, as quedas da safra agrícola e dos preços das commodities, que provocarão uma redução entre 20% e 30% do faturamento das empresas do agronegócio, vão se refletir na inflação.

Por sua vez, a inflação tem efeito direto sobre as taxas de juros. Na avaliação de Carlos Peres, o aumento dos juros acaba impactando toda a economia, o que faz com que as perspectivas para 2025 sejam preocupantes.

Diante desse quadro, o presidente do Ibef Paraná, e que também é sócio da PwC Brasil, me explicou que quando há um quadro financeiro preocupante, as empresas acabam sendo mais cautelosas com o seu caixa e segurando os investimentos, trazendo impactos à economia. Aliás, o executivo alerta que a cautela já se faz presente no setor do agronegócio, que vem trabalhando com forte redução de custos e diminuindo as compras.

Em relação ao Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, Carlos Peres pretende elevar o número de associados no Paraná, de 370 para mais de 400, e trazer eventos diferenciados que contribuam para o crescimento pessoal e profissional dos executivos financeiros.

Agora, o maior evento do Ibef Paraná é a premiação do Equilibrista de Finanças, marcada, este ano, para o dia 17 de outubro, e que está na fase de votação.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin