CuritibaGeral

Justiça autoriza retomada das obras na Avenida Arthur Bernardes

TJ derrubou a liminar que impedia as obras por trinta dias; moradores protestam

 Justiça autoriza retomada das obras na Avenida Arthur Bernardes

Foto: reprodução/ Google Street View

O Tribunal de Justiça do Paraná derrubou a liminar que suspendia as obras na Avenida Arthur Bernardes, que fazem parte do projeto do Novo Inter 2. A suspensão das obras havia sido confirmada no último dia 9, em uma medida judicial que determinava a interrupção por trinta dias. Nesta terça-feira (17), o desembargador Leonel Cunha acatou as justificativas da prefeitura de Curitiba para manutenção e continuidade do projeto que prevê investimentos de U$ 133 milhões, entre financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartidas do município para a requalificação do itinerário da Linha Direta Inter 2 e Interbairros II.

O projeto do Novo Inter 2 prevê obras em 28 bairros, mais de 40 quilômetros de novo pavimento e faixas exclusivas e/ou preferenciais para o transporte coletivo, que devem beneficiar mais de 160 mil passageiros por dia.

A ação do Ministério Público que obteve a liminar no início do mês questionava os processos de licenciamento ambiental para a execução do trecho que faz parte do Projeto Novo Inter 2. A decisão do Tribunal de Justiça entendeu que o Relatório Ambiental Prévio é o documento necessário e suficiente para a execução da obra e traz um estudo acerca dos impactos ambientais e socioeconômicos do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, desde o planejamento, implantação e operação.

Entre as medidas compensatórias, a prefeitura afirma que fará o plantio de mais de 5 mil árvores no local e entornos. O município também esclareceu à Justiça que o chamado corredor verde da Arthur Bernardes não será extinto, mas revitalizado e remodelado, com novo paisagismo, iluminação pública e novas pistas de caminhada e ciclovia ao longo do eixo, além de novos equipamentos de esporte e lazer.

Moradores e frequentadores já conseguiram mais de 9 mil assinaturas em um abaixo-assinado. Eles protestam contra o corte de 237 árvores – entre elas, espécies nativas e protegidas, como a araucária. Nas redes sociais, a mobilização acontece pelo perfil @sosarthurbernardes no Instagram.

Avatar

Olívia Marques

Viatura descaracterizada se envolve em acidente em Curitiba

Viatura descaracterizada se envolve em acidente em Curitiba

Veículo atingiu outro carro em cruzamento. Motorista atingida ficou ferida

Operação desarticula organização criminosa de São José dos Pinhais

Operação desarticula organização criminosa de São José dos Pinhais

Mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em SJP e Itapoá (SC)