ParanáServiços

Ganhando o Mundo enviará 1,2 mil alunos para intercâmbio

Edição 2025 do programa é a maior da história. Cinco países são os destinos

 Ganhando o Mundo enviará 1,2 mil alunos para intercâmbio

Foto: Divulgação

O programa Ganhando o Mundo vai enviar 1,2 mil estudantes paranaenses para intercâmbio para cinco países, em 2025. Esta será a maior edição da história do programa. O projeto é uma oportunidade para que alunos da rede pública estudem um semestre letivo fora do país com as despesas pagas, aprendendo uma nova língua e conhecendo uma nova cultura. No próximo ano, serão enviados 500 alunos para o Canadá, 200 para a Austrália, 200 para a Nova Zelândia, 150 para o Reino Unido e 150 para a Irlanda. Os destinos foram anunciados nesta quarta-feira, pelo governador Ratinho Junior.

O programa abrange todo o estado, com pelo menos um estudante de cada um dos 399 municípios do Paraná, além de mais de 100 alunos beneficiários do Bolsa Família. O objetivo é que os alunos intercambistas dividam suas experiências com os colegas ao voltarem para o dia a dia nas escolas de origem. Assim, o conhecimento adquirido por cada estudante é compartilhado com toda a escola. Nicolly Antonio Rodrigues, da Escola Cívico-Militar Arlindo Carvalho de Amorim, de Curitiba, vai viajar para a Austrália.

LEIA MAIS

As despesas são todas custeadas pela Secretaria de Educação, incluindo passagens, alimentação, hospedagem, materiais didáticos, seguros, vacinas e emissão de vistos e documentos. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais no período do intercâmbio, como explica o secretário de Educação, Roni Miranda.

Cerca de 8 mil alunos de mais de 1 mil escolas se inscreveram para tentar uma vaga para a próxima edição do Ganhando o Mundo. Foram selecionados aqueles que conseguiram conciliar as melhores notas, maiores frequências, os melhores desempenhos em inglês e atenderam aos critérios de participação em atividades extracurriculares.

Reportagem: Marlon Santiago

Avatar

Giovanna Mateus

Homem é preso por estupro de vulnerável contra própria neta

Homem é preso por estupro de vulnerável contra própria neta

Criança de dez anos era abusada há três anos pelo avô

Homens que colocaram fogo em morador de rua são presos

Homens que colocaram fogo em morador de rua são presos

A dupla foi presa em Irati, na região Sudeste do Paraná

Curitiba terá mutirão para autorização de doação de órgãos

Curitiba terá mutirão para autorização de doação de órgãos

Iniciativa, promovida pelo Cartório de Notas do Paraná, ocorre no sábado (19)