ParanáServiços

Adesão às vacinas regulares preocupa no Paraná

A secretaria estadual da Saúde traça estratégias para levantar os índices de imunização

 Adesão às vacinas regulares preocupa no Paraná

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Diante da baixa procura da população paranaense pelas vacinas do calendário regular de imunização, a Secretaria Estadual da Saúde deve promover novas campanhas de incentivo. As ações devem ser lançadas nas próximas semanas. Um levantamento realizado pela pasta mostra que as principais doenças que podem ser prevenidas dessa forma têm registrado uma queda preocupante na cobertura vacinal.

Exemplo disso é a Hepatite B. Nos últimos cinco anos, o porcentual do público-alvo vacinado caiu de quase 89% para 57%. Outras doenças também preocupam. A proteção contra Hepatite A, tuberculose, meningite e poliomielite, por exemplo, antes com uma cobertura vacinal entre 90% e 100%, agora alcançam menos de 80% do público-alvo.

Os dois anos de pandemia do coronavírus contribuíram para a queda vertiginosa dos índices vacinação, embora a tendência já fosse observada nos anos anteriores. Ainda em 2020, houve uma orientação do Ministério da Saúde para que as pessoas só procurassem os postos e unidades de saúde em casos de urgência, emergência ou quadros respiratórios.

Outro fator que pode ter contribuído para a queda dos índices era a expectativa alta pela vacina contra a covid-19. No entanto, com a maior parte da população completamente imunizada contra o coronavírus, a Secretaria Estadual da Saúde agora pretende resgatar o público-alvo de outras campanhas.

Reportagem Angelo Sfair

Band News Curitiba - 96,3 FM

Covid-19 provocou morte de duas crianças por mês no PR

Covid-19 provocou morte de duas crianças por mês no PR

Fiocruz aponta que no Brasil duas crianças menores de 5 anos morreram, por dia

Comércio do PR cresce 4% no primeiro quadrimestre do ano

Comércio do PR cresce 4% no primeiro quadrimestre do ano

Resultado consta em pesquisa da Fecomércio e foi puxado pelos segmentos de calçados e vestuário

Paraná gera 75 mil empregos em cinco meses

Paraná gera 75 mil empregos em cinco meses

O Estado se consolida como líder da Região Sul do Brasil