CuritibaGeral

Aeroclube anuncia cancelamento de evento com a Esquadrilha da Fumaça

Em nota oficial, os custos para a “Revoada Nacional das Velhas Águias” ficaram mais altos

 Aeroclube anuncia cancelamento de evento com a Esquadrilha da Fumaça

Foto: reprodução/ Facebook

O evento que reuniria a Esquadrilha da Fumaça, em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont, foi cancelado, em Curitiba. O anúncio foi divulgado hoje (quinta-feira, 03), pelo Aeroclube do Paraná.

A “Revoada Nacional das Velhas Águias” ocorre há 40 anos. De acordo com o comunicado oficial, as condições para realizar o evento ficaram mais caras, devido a leis e contratos. Esta condição teria deixado a realização do evento incompatível com o orçamento do Aeroclube do Paraná.

Veja mais:

Ainda segundo a nota, os responsáveis tentaram de todas as formas possíveis cumprir as exigências dos órgãos públicos. O evento gratuito começava a partir de amanhã (sexta-feira, 04) e tinha duração até domingo (06).

Foto: reprodução/ Facebook

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça aconteceria no sábado (05). A “Revoada Nacional das Velhas Águias” também teria exposições de aeronaves históricas e lançamentos de paraquedismo.

Confira a nota oficial sobre o cancelamento do evento:


É com profundo pesar que o Aeroclube do Paraná vem à presença do público em geral para comunicar o cancelamento do evento “Revoada das Velhas Águias”, que seria realizado nos dias 04, 05 e 06 de agosto de 2023.
A “Revoada Nacional das Velhas Águias” ocorre regularmente há 40 (quarenta) anos. Desde a sua primeira edição os membros do Aeroclube do Paraná, sem receber qualquer espécie de remuneração, promovem, com esforços próprios e sacrifício de suas atividades regulares, tal evento cultural.
Uma vez mais, e depois de uma breve suspensão em razão da pandemia, o Aeroclube do Paraná se organizou para a realização do evento nesse ano de 2023, confirmando a vinda da Esquadrilha da Fumaça e a realização de uma comemoração em razão dos 150 anos de nascimento do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont.
Fato é que durante esses 40 (quarenta) anos as condições legais, regulatórias e contratuais ganharam um grau de complexidade incompatível com as intenções do evento. O que antes era um grande encontro de pilotos e suas aeronaves, celebrando a memória da aviação, tornou-se um evento com várias exigências que implicam em um custo financeiro absolutamente incompatível com a capacidade financeira do Aeroclube do Paraná.
Entendemos que a legislação deva ser cumprida, e jamais nos furtamos a dar pleno cumprimento à mesma. Entretanto, a legislação que visa regular, ordenar e proteger não poderia, numa visão política da lei, se impor de uma formal tal, e com uma complexidade tal, que impeça o todo do evento em si.
O Aeroclube do Paraná assegura a todos que usou de todos os esforços possíveis a seu dispor, com os recursos financeiros de que dispunha e com o máximo de tempo disponível de seus diretores, não sendo difícil imaginar o tamanho da frustração da Diretoria quanto à impossibilidade de dar cumprimento a todas as exigências dos órgãos públicos.
Lamentamos uma vez mais o ocorrido e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Comandante Mario Tetto Sobrinho
Presidente

Informações: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado

Polícia identifica veículo causador de grave acidente na Grande Curitiba

Polícia identifica veículo causador de grave acidente na Grande Curitiba

Caso foi registrado em 31 de agosto, na Rodovia da Uva, em Colombo

Idosa fica em estado grave após ser atropelada por bicicleta

Idosa fica em estado grave após ser atropelada por bicicleta

Acidente foi registrado no início da tarde no Centro de Curitiba

Bairros de Curitiba ficam sem água por falta de energia

Bairros de Curitiba ficam sem água por falta de energia

Centro de Reservação do Campo do Santana está sem energia nesta quarta-feira (2)