CuritibaGeral

Agente educacional diz que aluno ‘ficou com carinha de macaco’

O caso aconteceu no 9° ano do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, em Curitiba

 Agente educacional diz que aluno ‘ficou com carinha de macaco’

Foto: reprodução

Uma agente educacional foi filmada pelos próprios alunos, dentro da sala de aula, em Curitiba, dizendo que um dos estudantes ‘ficou com carinha de macaco’. O caso aconteceu na última quarta-feira (21) na turma do 9° ano do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, no bairro Água Verde.

Veja mais:

No vídeo que circula nas redes sociais, uma aluna questiona se a agente educacional acha certo usar o termo. Ela afirma dizendo que o estudante ‘olhou com carinha de macaco’.

Inconformada, uma das alunas adverte a profissional dizendo que o termo foi racista, enquanto os outros alunos também se manifestam dentro da sala de aula. A agente educacional alega e continua dizendo que poderia ter usado outra fala, como ‘carinha de cachorro’.

A servidora apresentou um atestado nesta quinta-feira (22) e está afastada. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) informou que a direção do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa recebeu, em reunião, o estudante que se queixou da atitude da funcionária, acompanhado da mãe.

Em seguida, a direção promoveu falas em sala de aula a respeito do combate ao racismo e da importância do respeito à diversidade étnico-racial.

Vídeo: reprodução/redes sociais

O texto ainda confirma que a funcionária foi remanejada e que o caso seguirá sendo analisado para que as providências administrativas cabíveis sejam definidas. Na nota, a Seed-PR disse que repudia todo e qualquer ato racista e reforça que o ambiente escolar é um local de aprendizado, respeito e celebração da diversidade.

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

Giovanna Retcheski

<strong>Motorista que atropelou casal prestou depoimento e foi liberado</strong>

Motorista que atropelou casal prestou depoimento e foi liberado

O caso aconteceu na madrugada do último sábado (17), na CIC

Hospital Pequeno Príncipe promove evento sobre doenças raras

Hospital Pequeno Príncipe promove evento sobre doenças raras

Voltado para profissionais da saúde, a ação aborda a importância do diagnóstico correto

Fundação Cultural de Curitiba tem atrações de graça

Fundação Cultural de Curitiba tem atrações de graça

Exibição de filmes, peças de teatro e rodas de leitura acontecem