EsportesFutebol

“Aliviado”, Cuca diz que deveria ter resolvido caso “antes”

Justiça da Suíça reconheceu irregularidades e anulou a sentença de 1989 por estupro

 “Aliviado”, Cuca diz que deveria ter resolvido caso “antes”

Foto: Reprodução

O técnico Cuca se disse “aliviado” com o desfecho do caso de estupro, na Suíça. Em dezembro, o Tribunal de Berna reconheceu irregularidades no processo e anulou a sentença publicada em 1989, dois anos após o crime.

Nesta segunda-feira (04), Cuca voltou a falar sobre o assunto, em uma entrevista divulgada pelo Athletico. O treinador foi anunciado para assumir o Rubro-Negro, após a saída do colombiano Juan Carlos Osório.

À época dos fatos, na Suíça, a vítima tinha 13 anos. A acusação dizia que exames confirmaram a presença de sêmen de Cuca no corpo da menina. O novo treinador do Athletico reforça que não foi reconhecido como estuprador pela jovem.

Cuca estava afastado do futebol desde abril, depois de uma passagem pelo Corinthians, que durou duas partidas. A pressão pelo caso de estupro interrompeu o trabalho. Depois de deixar o cargo no Parque São Jorge, o treinador foi à Justiça para reabrir o caso, na Suíça.

A defesa argumentou que Cuca tinha sido julgado à revelia, sem a presença de um representante legal. O pedido foi acolhido, mas o Ministério Público alegou que o crime estava prescrito, sem a possibilidade de realizar um novo julgamento.

Nessa condição, reconhecendo as irregularidades, a Justiça acatou a sugestão para anular a sentença de 1989.

LEIA TAMBÉM

À época, Cuca era jogador do Grêmio e tinha viajado com a equipe gaúcha para uma excursão, na Suíça. Hoje, aos 60 anos, o treinador chega ao Rubro-Negro como bicampeão brasileiro e campeão da Libertadores.

Na Justiça, ao anular a sentença, o tribunal não chegou a reexaminar o mérito do processo. Em um novo julgamento, a defesa de Cuca confiava na absolvição.

Assim como aconteceu no Corinthians, a chegada de Cuca ao Athletico teve forte resistência. A advogada Fernanda Luiza se posiciona como uma defensora da reintegração de criminosos à sociedade. No entanto, ela pondera que Cuca não foi punido.

A também advogada Gabriela Carbornar argumenta que a anulação da sentença por questões técnicas não apaga os fatos. Frequentadora assídua da Ligga Arena, a torcedora diz que ainda não sabe se terá motivação para apoiar o Rubro-Negro após a chegada do novo técnico.

O técnico Cuca comanda o primeiro treinamento, no Athletico, nesta terça-feira (05), na reapresentação do elenco. O Furacão volta a campo no domingo (10), às seis e meia, contra o Londrina, pelas quartas de final do Campeonato Paranaense. O Rubro-Negro perdeu o jogo de ida, no sábado (02), por 1 a 0.

Reportagem: Cleverson Bravo / Angelo Sfair / Larissa Biscaia

Avatar

Cleverson Bravo

Athletico toma virada do Ypiranga nos acréscimos do 2º tempo

Athletico toma virada do Ypiranga nos acréscimos do 2º tempo

Furacão perdeu por 2 a 1, pela 3ª fase da Copa do Brasil

Athletico encara Ypiranga pela Copa do Brasil

Athletico encara Ypiranga pela Copa do Brasil

Furacão disputa três competições simultaneamente e vive maratona de jogos

Torcedores do Paraná enfrentam filas para compra de ingressos

Torcedores do Paraná enfrentam filas para compra de ingressos

Tricolor estreia na Divisão de Acesso no próximo sábado diante do Nacional, na Ligga Arena

Nikão marca e Athletico conquista primeiro ponto fora de casa

Nikão marca e Athletico conquista primeiro ponto fora de casa

O rubro negro saiu atrás no placar, no estádio Alfredo Jaconi