CuritibaDivirta-se

‘Amor Barato’ é o novo Romeu e Julieta

A companhia de teatro Cena Hum estreia no Festival de Curitiba

 ‘Amor Barato’ é o novo Romeu e Julieta

Foto: Humberto Araujo

O espetáculo “Amor Barato” aborda diversos temas delicados no seu decorrer como violência; corrupção; pedofilia e alcoolismo. Os atores conseguem expressar de forma muito clara cada um desses problemas, com o objetivo de mostrar, principalmente, as consequências que podem causar.

A peça gira em torno do amor proibido entre o rato Dom e a barata Dona. As conexões feitas durante a trama prendem os espectadores até o final, em que a plateia os aplaude de pé. A atriz Flavia Sabino, de 40 anos, afirma que sua vida é estar no palco. “Dá nervosismo, dá frio na barriga, mas ao mesmo tempo tem esse tesão da gente tornar isso possível”, conclui. Flavia também fala da importância do “aqui e agora”, referindo-se à falta de afeto entre as pessoas, tema que também é apresentado na obra.

Mesmo escrito anos atrás pelos autores Fábio Espírito Santo, Jarbas Bittencourt e Ronei Jorge, o espetáculo foi montado em menos de 3 meses. A maior dificuldade que a equipe encontrou em todo o desenvolvimento foi a conciliação de horários entre todos os artistas. “Foi um processo, apesar de desafiador, muito enriquecedor e de enorme aprendizado. Eu com certeza não sou a mesma artista que eu era antes de Amor Barato”, afirma a produtora e atriz, Júlia Dassi.

“Viver sem arte sufoca”, diz Isabelle Bonatto, de 22 anos, uma das espectadoras da peça. Ela faz Licenciatura em Teatro na Unespar – FAP e já havia feito aulas no Cena Hum. Estava ali pela experiência e também por conhecer algumas pessoas do elenco e da produção. Segundo ela, vivemos um momento em que a arte é desvalorizada e os artistas não se apoiam mais.

O diretor geral e fundador do Teatro Cena Hum, George Sada, é formado em Psicologia antes das Artes Cênicas, e traz muitas questões psicológicas e de relacionamentos humanos para seu público. Ele gosta de mexer diretamente com a psicologia de seus personagens. Ainda cita um trecho de um dos textos da peça: “Toda e qualquer coincidência não é mera coincidência”.

Para o diretor, o Festival é uma forma de mudar a vida das pessoas através da arte. “A arte até faz a gente entrar em crise, e crise é bom, porque a gente faz com que a saída da crise seja um movimento da vida”, afirma.

SERVIÇO

Amor Barato – Fringe – Festival de Curitiba

Data: do dia 30/03 até 02/04

Horário: 21:00

Duração: 80 minutos

Local: Teatro Cena Hum, Rua Senador Xavier da Silva, 166, São Francisco

Gênero: Tragicomédia

Classificação indicativa: 16+

Ingresso: a partir de 25 reais (disponível)

Informação: Giulia Orofino Faulhaber, estudante de jornalismo da Universidade Positivo, em parceria com a BandNews FM Curitiba

Avatar

Giovanna Retcheski

Caetano e Bethânia chegam ao palco da Pedreira

Caetano e Bethânia chegam ao palco da Pedreira

Apresentação única acontece neste sábado (21)

Músico de Eric Clapton faz show no Hard Rock Cafe

Músico de Eric Clapton faz show no Hard Rock Cafe

Tim Carmon se apresenta na segunda-feira no espaço

Viatura descaracterizada se envolve em acidente em Curitiba

Viatura descaracterizada se envolve em acidente em Curitiba

Veículo atingiu outro carro em cruzamento. Motorista atingida ficou ferida