EsportesParaná

Antonina é palco de festival de esportes náuticos até domingo

Evento deve receber cerca de 300 atletas de diversos lugares do Paraná

 Antonina é palco de festival de esportes náuticos até domingo

Foto: Albari Rosa/AEN

A competição Festival das Águas começou nesta sexta-feira (27), em Antonina, no Litoral. Com várias modalidades de esportes náuticos, como Caiaque Polo, Seasider Cross e Maratona, a disputa segue até domingo, atraindo atletas e a comunidade local.

Realizado na Ponta da Pita, o público pôde acompanhar nesta sexta as provas de Caiaque Polo, nas categorias pelo masculino: infantil, sub 14, júnior e sênior; e pelo feminino: sub 12 e júnior. No fim de semana devem passar cerca de 300 esportistas de diversos lugares do Paraná.

Veja mais:

O atleta da Seleção Brasileira de Caiaque Polo, Vitor Barcelos, de 17 anos, veio de Tomazina, e já tem no currículo o título de campeão de slalom cross. Ele conta como está sendo a experiência.

Ele conta que os Jogos de Aventura e Natureza (JAN) foram um dos primeiros que ele disputou. Além de competir pela categoria sênior no Jogos, ele também auxilia na arbitragem das outras categorias.

Denise Baiana, moradora de Antonina há 58 anos, veio com as duas irmãs e a mãe para assistir o início das competições do Festival das Águas.

O projeto foi criado em 2019 visando unir a prática esportiva, o turismo e a natureza com a realização de eventos em todos os cantos do Paraná. Pioneiro no Brasil, além dos benefícios esportivos, a economia local também é fortalecida. Para o presidente da Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan), Argos Gonçalves Dias Rodrigues, é essencial o apoio do Estado no esporte.

Mais de 150 mil atletas participaram de várias competições desde 2019. Em 2022, a iniciativa recebeu o prêmio nacional Top Inovation da Uninter, na categoria Desporto.

Reportagem: Jessica de Holanda, com supervisão de Leonardo Gomes/ Com informações da AEN

Avatar

Jessica de Holanda

Ligga Arena e Couto Pereira terão jogos do Paraná Clube

Ligga Arena e Couto Pereira terão jogos do Paraná Clube

Tricolor estreia na Divisão de Acesso no estádio do Athetico

Athletico embarca para o Uruguai com mudanças

Athletico embarca para o Uruguai com mudanças

Com desgaste físico alguns titulares serão preservados pelo técnico Cuca