Apesar de aumento de casos da Covid-19, prefeitura descarta mudança de bandeira em Curitiba

 Apesar de aumento de casos da Covid-19, prefeitura descarta mudança de bandeira em Curitiba

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O número de casos ativos do coronavírus, ou seja, a quantidade de pessoas que pode transmitir a doença em Curitiba atingiu o maior índice desde o início de setembro. Conforme boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, somente nas últimas horas mais 332 pessoas têm potencial de transmissão do vírus na cidade, totalizando, assim, 4.763 casos ativos. O número se aproxima ao registrado no dia 6 de setembro – um dia antes do último período em que a cidade permaneceu com a bandeira laranja de alerta médio da Covid-19. Naquele dia, a cidade contabilizou 4.891 casos ativos.

Para o diretor do Centro de Epidemiologia da secretaria, Alcides Oliveira, apesar da alta do número não há possibilidade a curto prazo para que a bandeira de alerta da doença na cidade, que no momento está amarela, mude.

Entre os nove indicadores que determinam a bandeira de alerta na cidade está número de casos novos confirmados nos últimos sete dias em relação ao número da semana anterior. Além disso, o número de hospitalizados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em UTIs. Entra na conta também o número de pacientes com a Covid-19 confirmados em leitos clínicos e de UTI. E também a quantidade de casos confirmados e óbitos nos últimos sete dias para cada 100.000 habitantes.

O diretor explica que no momento a cidade dispõe de leitos suficientes para atendimento dos pacientes, mesmo com aumento de casos, o que faz com que não haja necessidade de mudança de bandeira.

A taxa de ocupação das 283 UTI’s do SUS exclusivas para a doença é de 77%. No momento, segundo a prefeitura, restam 65 leitos livres. Curitiba está sob alerta amarelo desde o dia 27 de setembro, com restrições limitadas a estabelecimentos, eventos e atividades de massa. O diretor alerta que apesar do cenário da pandemia estar sob controle na cidade, a população deve manter os cuidados sanitários.

Ao todo Curitiba contabiliza 1.538 óbitos e 57.181 diagnósticos positivos, dos quais 50.880 são casos recuperados, de pacientes que estão liberados do tratamento.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos