Após falha no sistema, UFPR substitui 31 nomes em lista de aprovados no vestibular

 Após falha no sistema, UFPR substitui 31 nomes em lista de aprovados no vestibular

(Foto: divulgação/UFPR)

Após uma falha no processamento de dados, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) corrigiu a lista de aprovados no vestibular 2020/2021. A instituição precisou fazer a substituição de 31 nomes.

De acordo com a UFPR, a falha não contabilizou os ajustes nas notas de produção de texto após candidatos solicitarem recurso para uma nova correção. A mudança vale para quem teve o recurso deferido. A maior parte dos nomes substituídos está na lista de aprovados do curso de medicina, mas também afetou vestibulandos de Direito, Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina e Medicina Veterinária. Um dos casos aconteceu com a estudante Bruna Maia Galetti, de 21 anos.

Inicialmente, a UFPR havia colocado o nome dela como uma das aprovadas em medicina para o 2º semestre de 2022, agora com a nova lista ela aparece em 10º lugar na lista de espera. A frustração surgiu após a quarta vez que ela prestou o vestibular.

A estudante pretende entrar como uma ação na Justiça para reparar os danos causados pela retificação. Conforme a universidade, 467 recursos de correção da prova de produção de texto foram deferidos. Apesar disso, um erro no banco de dados não acrescentou as notas da nova correção. A universidade informou que só percebeu a falha depois da divulgação do resultado. Por causa do erro, a instituição suspendeu a divulgação do desempenho individual e a abertura do processo de envio dos documentos para o registro acadêmico.

Outra aluna prejudicada é Elaine Pagnan que teve o nome incluído na primeira lista de aprovados para o segundo semestre de medicina. Porém, com a retificação ela foi deslocada para o 4º lugar na fila de espera.

O resultado do vestibular da UFPR foi divulgado na terça-feira (31). De acordo com a universidade, mais de 39 mil pessoas se inscreveram para o vestibular. Esta edição do vestibular disponibilizou 5.383 vagas para 128 cursos de graduação. O resultado, que inicialmente seria divulgado em 9 de setembro, foi antecipado para que os alunos tivessem tempo de realizar todos os trâmites de matrícula, segundo a UFPR. As aulas devem começar no dia 20 de setembro.

Gabriel Henrique Zimermann, de 20 anos, compõe a lista de estudantes retirados na lista de aprovados. Inicialmente ele aparecia entre os aprovados em medicina para o 2º semestre. Com a retificação ele foi para 12º lugar na lista de espera.

Todos os estudantes ouvidos pela reportagem prometem entrar com ações na Justiça contra a instituição. Em nota publicada na internet, a UFPR lamentou a falha e afirmou que já determinou a instalação de Comissão de Sindicância para apurar todos os fatos e eventuais responsabilidades.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem