Após identificar fraudes, prefeitura de Rio Branco do Sul começa a divulgar nomes de vacinados contra a covid-19

 Após identificar fraudes, prefeitura de Rio Branco do Sul começa a divulgar nomes de vacinados contra a covid-19

Foto: divulgação/Prefeitura de Rio Branco do Sul

Vacina-Covid-sozinha
Foto: divulgação/Prefeitura de Rio Branco do Sul

A Prefeitura de Rio Branco do Sul, na Grande Curitiba, começou a divulgar os nomes das pessoas vacinadas contra a covid-19. A decisão está relacionada às denúncias de que pessoas furaram a fila no momento em que o município começou a imunizar profissionais da saúde que atuam em clínicas particulares. A prefeitura deve divulgar uma série de listas, uma para cada grupo de vacinados. O objetivo é permitir que a população participe de forma ativa e denuncie casos suspeitos de fura-fila.

Na semana passada, a Prefeitura de Rio Branco, a partir de casos relatados pela população, repassou ao Ministério Público uma apuração inicial sobre fraudes na campanha de imunização. A promotoria do município abriu uma investigação formal para responsabilizar os infratores.

A prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, afirma que casos de fura-fila foram identificados, pelo menos, em três clínicas particulares diferentes:

Entre os imunizados, inclusive, está um jovem de 17 anos que já recebeu duas doses da vacina contra a covid-19. Diante das irregularidades evidentes, a prefeita reconhece falhas nos processos internos da prefeitura, que não foram capazes de evitar as fraudes:

Para acessarem as vacinas, as clínicas particulares enviaram ofícios que, em teoria, deveriam comprovar a necessidade de imunização dos trabalhadores listados. Caso a fraude seja comprovada, os responsáveis podem ser punidos civil e criminalmente.

No Paraná, a Controladoria-Geral do Estado também recebe denúncias contra filas por meio da página www.coronavirus.pr.gov.br.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos