Após um mês de greve, alunos da rede estadual iniciam ano letivo

Foto: Pedro Ribas/ANPr
Foto: Pedro Ribas/ANPr

975 mil alunos de aproximadamente 2.200 escolas começam nesta quinta-feira (12) o ano letivo de 2015, depois de quase um mês de greve dos professores e funcionários da rede estadual de ensino. No Colégio Estadual do Paraná e no Instituto de Educação praticamente 100% dos estudantes voltaram às salas de aulas hoje (quinta), de acordo com funcionários das instituições. Em outras escolas a média foi de 70%. Mas a greve refletiu também no comércio do entorno das escolas. Segundo o sócio de um restaurante que fica em frente ao Instituto de Educação, Elias Ferreira, o movimento caiu 15% no último mês por causa da paralisação dos professores e funcionários do colégio.

Para o dono de uma banca que fica em frente a uma escola no bairro Bom Retiro, Sandro do Nascimento, o momento é de correr atrás do prejuízo.

Até o momento, segundo o governo do estado, foram registradas um milhão e 160 mil matrículas, pois parte dos 975 mil alunos realizam atividades de contra turno, o que gera duas matrículas para a mesma pessoa. No cronograma, para que os 200 dias letivos sejam cumpridos, os estudantes vão ter somente uma semana de férias em julho e não vão ter aulas no sábado. Esse dia vai ser utilizado apenas para atividades dos professores. O ano letivo deve terminar no dia 23 de dezembro.  A greve dos professores e servidores da rede estadual de ensino durou ao todo 29 dias e terminou na última segunda-feira (09). Cerca de 100 mil profissionais, o que representa todo o efetivo, aderiram à paralisação. Terça (10) e quarta-feira (11) o trabalho foi de organização para o começo das aulas. Nesses dias também começaram as entregas de alimentos para as escolas como carne, peixe, arroz, feijão, macarrão, biscoitos, cereal, leite em pó, farinha, fubá, entre outros.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente