ParanáGeral

Ataque em Cambé: 5° suspeito é preso pela Polícia Civil

Morador de Santo André incentivou ataque no Paraná e planejava o próprio atentado em SP

 Ataque em Cambé: 5° suspeito é preso pela Polícia Civil

Foto: divulgação

Foi preso hoje (segunda, 10) pela Polícia Civil um quinto homem suspeito de envolvimento no ataque a uma escola estadual de Cambé, na região norte do Paraná. O atentado realizado no dia 19 de junho matou um casal de adolescentes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o novo suspeito foi detido em Santo André, no ABC Paulista, e participou ativamente do atentado.

Segundo as investigações, o homem de 19 anos instigou o atirador a realizar o ataque. Por esse motivo, ele foi indiciado e responderá por homicídio qualificado. Este jovem também foi classificado pelas autoridades como um agressor em potencial, sendo suspeito de planejar um ataque semelhante no estado de São Paulo.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido pela Polícia Civil do Paraná com apoio de outras instituições, como o do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Veja mais:

Além desta prisão feita em Santo André (SP), já haviam sido presos três homens com idades entre 21 e 39 anos, moradores de Rolândia, cidade vizinha a Cambé, e um jovem de 18 anos morador de Gravatá, em Pernambuco. Este último foi apontado pela Secretaria de Segurança Pública como um dos mentores do ataque, mantendo contato com o atirador pela internet, por meio do aplicativo Discord, uma plataforma de comunicação online que permite mensagens em texto, áudio, vídeo, salas de bate-papo e transmissões ao vivo.

O autor do ataque a tiros no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, foi preso em flagrante logo após o atentado. No dia seguinte (20 de julho), o homem de 21 anos foi encontrado morto na cela onde estava detido na Casa de Custódia de Londrina. O caso é apurado pelo Deppen e pelo Ministério Público do Paraná. O atirador era um ex-aluno da instituição.

O ataque a tiros matou dois adolescentes. Karoline Alves, de 17 anos, morreu na hora. Luan Augusto, de 16, morreu na madrugada seguinte, no hospital. Eles eram namorados. Os corpos foram velados e sepultados em Cambé, na região metropolitana de Londrina, sob forte comoção.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Complexo Turístico Itaipu atraiu 32 mil pessoas em junho

Complexo Turístico Itaipu atraiu 32 mil pessoas em junho

Número representa aumento de quase 5% em relação ao mesmo período de 2023

Emergência fitossanitária de combate à doença contra citricultura é prorrogada

Emergência fitossanitária de combate à doença contra citricultura é prorrogada

Decreto foi publicado pelo Governo do Estado na última sexta-feira (28)

Rodovias do Paraná passam por obras nesta semana; veja quais

Rodovias do Paraná passam por obras nesta semana; veja quais

Atividades estão incluídas nos serviços iniciais do Lote 1 do contrato de concessão

Agências do Trabalhador batem recorde do ano com 22 mil vagas

Agências do Trabalhador batem recorde do ano com 22 mil vagas

São oportunidades para diversas áreas com ensino superior e técnico