Aumento de casos da Covid-19 entre crianças e adolescentes é resultado de descaso, aponta Sesa

 Aumento de casos da Covid-19 entre crianças e adolescentes é resultado de descaso, aponta Sesa

(Foto: divulgação/UnsPlash)

Falta de conscientização e descrédito à Covid-19 são as principais causas apontadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) como as responsáveis pelo aumento de 765% dos casos da doença entre crianças e adolescentes. A faixa etária entre 10 a 19 anos foi a que mais apresentou infecções desde o fim de maio, conforme dados da secretaria.

O Paraná saltou de 162, em 31 de maio, para 1,3 mil casos, em 2 de julho, nesta faixa etária. Curitiba tem o maior número com 139 casos, seguida por Cascavel, Londrina e Toledo.

Para a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Maria Goretti, embora o número de internações e casos graves envolvendo jovens seja raro no Paraná, eles são potenciais transmissores da doença. Ela conta que essa faixa etária é a mais difícil para conscientizar.

Para o médico infectologista Marcelo Ducroquet, é difícil apontar razões específicas para o aumento, mas o descrédito por parte de adolescentes em relação ao vírus pode ter influenciado os números. Ele alerta o perigo de jovens infectados sem sintomas que podem transmitir a doença para familiares.

Conforme boletim divulgado pela Sesa ontem (08), o número casos confirmados entre crianças e adolescentes dentro da faixa etária de 10 a 19 anos chegou a 1.717. É a sexta faixa com mais casos até então no Paraná, superando idosos com 70 anos ou mais.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos