Bebês devem receber segunda dose da vacina contra a gripe

Foto: Luiz Costa/SMCS
Foto: Luiz Costa/SMCS

Apenas 36 por cento dos bebês que têm direito à segunda dose da vacina contra a gripe já receberam a dose extra em Curitiba. O dado é da Secretaria Municipal da Saúde. Nos bebês, que estão sendo vacinados pela primeira vez contra o vírus da gripe, a imunização deve ser feita em duas doses, com intervalo de 30 dias. Já as crianças que foram imunizadas no ano passado, estão completamente protegidas depois da primeira dose.

Segundo a enfermeira da Central de Vacinas, Raquel Farion, se não tomar a segunda dose o bebê corre o risco de pegar gripe.

A vacina contra a gripe reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação contribui para a redução de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Por isso é preciso cuidar para não deixar atrasar a segunda dose.

A dose é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente, para crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 58 anos ou mais, gestantes, mulheres que tiveram filhos em até 45 dias, profissionais da saúde e indígenas. Em Curitiba, todos os grupos prioritários tiveram mais de 80% dos seus integrantes vacinados, que era a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2