Biblioteca Pública lança livro sobre a poetisa paranaense Helena Kolody

(Foto: divulgação/Biblioteca Pública do Paraná)

Livro em homenagem à Helena Kolody, uma das maiores poetisas do estado, deve ser lançado pela Biblioteca Pública do Paraná no próximo dia 6. Na obra, a autora Luísa Cristina dos Santos Fontes faz uma análise sobre a trajetória de Helena, desde sua saída da cidade natal, Cruz Vermelha, região oeste do estado, até o tempo que passou na capital paranaense.

Além disso, o livro apresenta um roteiro de locais que eram frequentados pela homenageada. Helena é considerada uma das maiores representantes literárias do Estado do Paraná. Seu primeiro livro de poemas “Paisagem Interior” recebeu o segundo lugar na premiação da Sociedade de Homens de Letras do Rio de Janeiro, em 1942.

Em 1991 foi eleita para a cadeira de número vinte e oito (28) da Academia Paranaense de Letras e recebeu em 2003 o título de “Doutora Honoris Causa” pela Universidade Federal do Paraná. O lançamento do livro vai acontecer no dia 6 de dezembro às 18h na Biblioteca Pública do Paraná, que fica na rua Cândido Lopes, número 133.