Biocombustível de bagaço de cana é exportado pela primeira vez ao Reino Unido pelo Porto de Paranaguá

 Biocombustível de bagaço de cana é exportado pela primeira vez ao Reino Unido pelo Porto de Paranaguá

Foto: Claudio Neves/AENPR

image00012
Foto: Claudio Neves/AENPR

O Porto de Paranaguá fará pela primeira vez o embarque de biocombustível de bagaço de cana de açúcar. No berço 204, a oeste do cais do Porto, pallets do novo produto  encheram os porões do navio Marina Prince. A biomassa vai atender o mercado do Reino Unido na geração de energia sustentável.

O produto embarcado pelo Estado, de origem paulista, é o bagaço da cana, o que sobra das usinas de produção de açúcar e etanol, transformado em pellets, que é a matéria orgânica comprimida para se tornar biocombustível. O procedimento de embarque é o mesmo dos demais granéis sólidos exportados no porto paranaense. Ou seja, o produto sai do terminal e, em esteiras transportadoras, chega até o shiploader, equipamento carregador de navios que despeja o produto enchendo os porões da embarcação.

A movimentação de pellets de biomassa de cana de açúcar possibilita a abertura de novos mercados e negócios futuros. No Estado, a produção de energia renovável também é estimulada. No último mês de dezembro, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Iapar-Emater, o Governo do Paraná instituiu o programa Paraná Energia Rural Renovável.

O programa, que está em fase de estruturação, vai dar apoio à geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis em unidades produtivas rurais. A ideia é criar subsídios como linhas de crédito e incentivos tributários para que os produtores rurais e as agroindústrias paranaenses invistam nessa produção.

Reportagem: Taís Santana

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba