Biometria não será usada nas eleições municipais de 2020

 Biometria não será usada nas eleições municipais de 2020

(Foto: divulgação/Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que não vai usar a biometria nas eleições municipais de 2020 para evitar o contágio em meio a pandemia causada pelo coronavírus. A medida foi anunciada nesta terça-feira (14), após recomendação de infectologistas que prestam consultoria sanitária para as eleições.

Além do documento com foto, outra alternativa para ser identificado na hora de votar é o aplicativo para celulares E-Título, que integra os documentos do eleitor e pode ser apresentado na hora da votação, como contou a coordenadora de comunicação social do TRE-PR, Rubiane Kreuz.

No entanto, segundo o TRE-PR, dos oito milhões de eleitores no Paraná, apenas dois milhões possuem o aplicativo. A coordenadora explicou também que a medida adotada serve tanto para preservar o equipamento da biometria, quanto para evitar a aglomeração de pessoas nas filas de votação.

Em 2020, as eleições municipais também acontecem em datas diferentes. Conforme a emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional e defendida pelo TSE, o primeiro turno será no dia 15 de novembro, e o segundo turno no dia 29 de novembro.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem