EsportesFutebol

Brasil em ritmo de decisão contra a República Dominicana

Seleção busca os primeiros pontos na Copa do Mundo Sub-20 nesta quarta-feira (24)

 Brasil em ritmo de decisão contra a República Dominicana

Foto: Lesley Ribeiro/CBF

Em busca da primeira vitória na Copa do Mundo Sub-20, o Brasil iniciou os treinamentos para o duelo contra a República Dominicana. A partida será amanhã (quarta-feira, 24), às 18 horas, no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza.

Veja mais:

O jogo é válido pela 2ª rodada do grupo D. A Seleção Brasileira foi derrotada na estreia por 3 a 2 diante da Itália, enquanto a Seleção Dominicana perdeu de virada para a Nigéria, por 2 a 1.

O Brasil para a partida de amanhã, precisa lembrar do ótimo desempenho ofensivo no 2º tempo contra a Itália, com boas jogadas individuais e o trabalho de pressão no ataque. No entanto, não deve esquecer os erros na 1ª etapa, como falhas de marcação na bola aérea e muito espaço para o contra-ataque do adversário.

O atacante Marquinhos, que entrou na etapa complementar e deu a assistência para o 1º gol de Marcos Leonardo, afirma que a derrota é passado e que o grupo não permite a entrada da desconfiança nos atletas.

Foto: Lesley Ribeiro/ CBF

Tirando a derrota para os italianos, nas últimas sete estreias do Brasil neste século, na competição, somente em 2007 o Brasil sofreu um revés na primeira rodada. A Seleção que tinha no elenco nomes como Marcelo, Alexandre Pato, Willian e David Luiz foi derrotada por 1 a 0 para a Polônia.

Para conquistar os três primeiros pontos no Mundial, a Seleção Brasileira possui um histórico favorável contra equipes da América Central. Em amistoso preparatório para a Copa, em 19 de maio, enfrentou a mesma República Dominicana e venceu pelo placar mínimo, com gol do atacante Matheus Nascimento. 

Na Copa do Mundo Sub-20, foram quatro duelos. O último em 2011, uma vitória de 4 a 0 sobre o Panamá. Em 2009, dois confrontos contra a Costa Rica e duas vitórias, uma por 1 a 0 e outra por 5 a 0. E o primeiro duelo contra países da América Central foi contra Honduras, na vitória por 3 a 0, em 1999.

Foto: Leto Ribas/ CBF

O adversário

Esta é a primeira vez na história do futebol dominicano em que os jogadores participam de uma competição mundial incluindo todas as categorias. A República Dominicana se classificou para a Copa do Mundo Sub-20 após ficar entre os quatro melhores países da Concacaf (União entre América Central, Norte e Caribe).

A Seleção se classificou em primeiro lugar e avançou para as oitavas de final. Os dominicanos venceram El Salvador por 5 a 4 e foram para as quartas, onde ganharam da Jamaica por 1 a 0.

Foto: reprodução/ FIFA

Nas semis, venceu a Guatemala nos pênaltis por 4 a 2 e avançaram para a final, porém foram derrotados por 6 a 0 para os Estados Unidos. Os atacantes Edison Azcona (Inter Miami) e Derek Cuevas (Barcelona B), e o meia Angel Montes de Oca (Cibao FC) são os destaques da República Dominicana.

Reportagem: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado

Paraná Clube e Coritiba têm confrontos fora de casa

Paraná Clube e Coritiba têm confrontos fora de casa

Coxa enfrenta o Novo Horizontino no interior. Tricolor encara o Rio Branco em Paranaguá