NacionalGeral

Brasil registra explosão de desastres climáticos e acende alerta nacional

Estudo revela aumento extremo de eventos e pede adaptação urgente das cidades

 Brasil registra explosão de desastres climáticos e acende alerta nacional

Foto: AEN

A situação climática no Brasil preocupa cada vez mais. Um estudo apresentado na COP30, em Belém, mostra que o país registrou 19 vezes mais desastres por ciclones e frentes frias nas últimas décadas. Entre 1991 e 2024, foram 407 ocorrências — número que demonstra um cenário de forte agravamento. Só neste mês, tornados no Paraná deixaram sete mortos e mais de 700 feridos. E o aumento recente é ainda mais alarmante: entre 2021 e 2024, os eventos extremos cresceram 1.800%em comparação com a década de 1990. Foram 44 registros, contra uma média de apenas 2,3 há 30 anos. O levantamento foi feito pela Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica, em parceria com a Unifesp e a Fundação Grupo Boticário.

Veja mais: Bairros de Curitiba ficam sem água nesta terça-feira; saiba quais

Segundo o pesquisador Ronaldo Cristofoletti, o aquecimento global é o motor principal desse avanço. Ele explica que, com o planeta mais quente, cresce o estresse térmico e as massas de ar frio vindas da Antártida ficam mais intensas e frequentes — o que desencadeia tempestades, ciclones e ondas de frio mais severas. Isso tem refletido também em prejuízos econômicos para as cidades, que tem sofrido com os desastres climáticos.

O estudo aponta impactos em 232 municípios, atingindo 1,2 milhão de pessoas. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os estados mais afetados. Mais de 27 mil moradores ficaram desalojados ou desabrigados. Para Cristofoletti, a infraestrutura brasileira não foi planejada para enfrentar fenômenos tão fortes.

Ele reforça que as cidades precisam se adaptar, repensando ruas, prédios, pontes, estradas e casas. Também destaca a importância de soluções baseadas na natureza, como preservação de manguezais, restingas e vegetação nativa, que funcionam como proteção natural contra eventos climáticos extremos.

Na COP30, temas como redução de emissões de gases de efeito estufa e financiamento climático também estiveram em foco. O estudo aponta ainda prejuízo de R$2,74 bilhões provocado pelos eventos extremos. Serviços de energia, transporte e distribuição foram os mais afetados. No setor privado, as maiores perdas foram registradas na agricultura.

Reportagem: Juliano Couto

Avatar

João Ribelato

Confira os números da Mega-Sena do concurso 2941

Confira os números da Mega-Sena do concurso 2941

Apostas da Mega-Sena podem ser feitas nas casas lotéricas e pelo aplicativo

Congresso dos EUA aprova liberação de documentos do Caso Epstein

Congresso dos EUA aprova liberação de documentos do Caso Epstein

Documento segue agora para Trump, que havia condicionado assinatura à aprovação do Congresso

Assista o sorteio do Concurso 2941 da Mega-Sena. VÍDEO

Assista o sorteio do Concurso 2941 da Mega-Sena. VÍDEO

Prêmio principal está estimado em R$ 3,5 milhões