ParanáGeral

Buscas por aeronave desaparecida no litoral completam 24h

Segundo o Governo do Paraná ainda não foram encontrados sinais do monomotor

 Buscas por aeronave desaparecida no litoral completam 24h

(divulgação)

Ainda não foram encontrados sinais do avião de pequeno porte que sumiu ontem (segunda, 3), na Serra do Mar, no litoral do Paraná. Três pessoas estavam a bordo. A aeronave desaparecida havia partido de Umuarama, na região noroeste do Paraná, com destino a Paranaguá, no litoral.

As buscas coordenadas pela Força Aérea Brasileira foram retomadas nesta manhã. Duas aeronaves do Governo do Paraná auxiliam nas buscas. Estavam a bordo, além do piloto Jonas Borges Julião, dois servidores do alto escalão do Executivo Estadual.

Ambos estão lotados, atualmente, na Casa Civil do Paraná. São eles: o ex-diretor do Instituto Água e Terra Felipe Furquim e o superintendente da Secretaria de Estado do Turismo Heitor Guilherme Genowei (Genovêi) Júnior, conhecido como Juninho do Posto. Questionado pela reportagem, o Palácio Iguaçu não explicou se eles estavam a serviço do Estado e o motivo de estarem em uma aeronave particular.

O avião é um Piper Aircraft (modelo PA-28R-200), construído em 1974. Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o monomotor estava em situação regular e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) era válido até dezembro de 2023. O avião não tinha autorização para táxi aéreo.

Veja mais:

O monomotor desaparecido está registrado pelo proprietário João Cezar Passos, um empresário conhecido na região de Umuarama como “Babão”. Ele não foi localizado pela reportagem. A operadora do avião, a piloto Camila Pires Salviato, atendeu o telefonema mas encerrou a ligação após ser questionada sobre o caso.

Em relação às buscas, a FAB enviou ontem à noite um avião especializado em buscas. O avião do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) partiu de Mato Grosso do Sul, no final da tarde, e rodou pela Serra do Mar paranaense até as 3h da madrugada.

O Governo do Paraná auxilia com aeronaves da Casa Militar e do BPMOA, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas. Buscas também estão sendo feitas por terra pelo 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, que atua no litoral.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Funcionários tiveram que sair do prédio do Centro de Referência de Assistência Social no Guaraituba

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Os suspeitos foram presos 3h após o furto; eles foram levados para a Delegacia da

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

A família seria separada para ser realocada em outro abrigo

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Deste total, 8 mil toneladas já foram enviadas ao Rio Grande do Sul