NacionalGeral

Campanha nacional reforça importância da doação de órgãos e tecidos

“Doe órgãos, Doe vida” foi lançada pelo Grupo Bandeirantes. Paraná é destaque nacional em transplantes

 Campanha nacional reforça importância da doação de órgãos e tecidos

Foto: Venilton Küchler/Arquivo SESA

O Grupo Bandeirantes acredita que a solidariedade salva-vidas e lança uma campanha de conscientização para doação de órgãos e tecidos, batizada de “Doe órgãos, Doe vida”.

Todos os dias, inúmeras pessoas no Brasil aguardam uma segunda chance que só pode vir de um ato de generosidade. Atualmente, o nosso país tem o maior sistema público de transplante de órgãos do mundo, e é o segundo maior transplantador do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos.

A estrutura é gerenciada pelo Ministério da Saúde, que garante que 90% das cirurgias sejam feitas por meio do SUS e integra as 27 centrais estaduais do país.

Paraná é referência

O Paraná é destaque nacional em doação de órgãos e tecidos. Segundo o último levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, o Estado ficou em primeiro lugar nas doações efetivas de órgãos. Foram quase 43 doações por milhão de população, no primeiro trimestre deste ano. Em seguida, aparece Santa Catarina.

Os transplantes de rim e fígado lideram o número de procedimentos, seguidos pelo de córnea e medula óssea. Atualmente, 3.300 pessoas esperam por um transplante no Paraná, de acordo com dados do Sistema Estadual de Transplantes. A fila é maior para quem necessita de um rim – são 1.847 pacientes. Na sequência, 1.231 aguardam por um transplante de córnea, além dos que esperam por transplantes de fígado (204), coração (35), rim/pâncreas (23) e pulmão (18). 

O Estado tem ainda, a menor taxa de recusa familiar para efetivação da doação de órgãos do Brasil, com 30%. A média nacional é de 45%. 

Faustão

O debate sobre a doação de órgãos ganhou destaque após o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, divulgar que o apresentador Fausto Silva entrou na fila do transplante organizada pelo SUS.

Mais informações sobre a campanha “Doe órgãos, Doe vida”, de conscientização para doação de órgãos e tecidos, estão no site band.uol.com.br. Se ainda tiver dúvidas, basta ligar para o disque 136 ou acessar o site do Ministério da Saúde.

Informações: Lorena Pelanda

Avatar

lorena.pelanda

Bolão de Curitiba ganha R$ 108,4 mil na Mega-Sena

Bolão de Curitiba ganha R$ 108,4 mil na Mega-Sena

Foram sorteadas as dezenas 02 - 10 - 32 - 33 - 38 - 47

Confira os números da Mega-Sena do concurso 2725

Confira os números da Mega-Sena do concurso 2725

As apostas da Mega Sena podem ser feitas nas casas lotéricas e pelo aplicativo