Capacidade de testagem cresce para 9 mil por dia no Paraná

 Capacidade de testagem cresce para 9 mil por dia no Paraná

Foto: Hully Paiva/SMCS

00305571
Foto: Hully Paiva/SMCS

O Paraná ultrapassou nesta semana a marca de UM milhão de testes RT-PCR para diagnosticar a Covid-19. Por conta da grande demanda, o Governo do Estado anunciou o aumento na capacidade de testagem. Agora, o volume diário de diagnósticos pode chegar a quase 9 mil por dia.

A ampliação se dá pela parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Instituto de Biologia Molecular (IBMP), que realizava até cinco mil testes e passa a fazer oito mil diagnósticos por dia. Além disso, o Laboratório Central do Estado (Lacen) complementa a estrutura de exames.

De acordo com o Governo estadual, a marca de mais de 1 milhão de testes em uma população de 11 milhões de habitantes confirma o esforço para fazer um enfrentamento ágil e eficiente à doença.  No início da pandemia o Lacen – laboratório referência no Paraná para diagnósticos de todas as doenças que possam oferecer risco à saúde pública – possuía capacidade operacional instalada para realizar, por dia, 120 testes RT-PCR para a Covid-19. Hoje este número é de pelo menos 600 diagnósticos/dia.

Desde abril, o Paraná firmou parceria com IBMP, que começou com a capacidade instalada para a realização de mil testes por dia. Em junho este número foi ampliado para cinco mil/dia.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos