Capital paranaense totaliza 21.570 diagnósticos positivos e 620 mortes pelo coronavírus

 Capital paranaense totaliza 21.570 diagnósticos positivos e 620 mortes pelo coronavírus

Foto: Daniel Castellano / SMCS

onibus-coronavirus
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Mais 620 casos e 22 mortes pelo coronavírus foram registrados em Curitiba nesta terça-feira (04). Segundo a Prefeitura, agora a cidade totaliza 21.570 diagnósticos confirmados e 620 mortes. A taxa de ocupação das 345 UTIs do SUS exclusivas para covid-19 nesta terça-feira é de 88%.

Durante a live diária feita nesta terça (04), a secretária municipal da saúde, Márcia Huçulak, comentou sobre o novo decreto que ampliou os horários de funcionamento dos shopping centers e o comércio de rua em Curitiba.

De acordo com a secretária, a decisão foi tomada para tentar diminuir a concentração de pessoas nos locais, já que nas últimas semanas houve aumento da circulação nos estabelecimentos.

Márcia reforçou que a bandeira laranja segue na cidade e todas as medidas devem ser seguidas normalmente.

Das 22 novas mortes, 15 ocorreram nesta segunda (03) e terça-feira (04) e 7 aconteceram entre os dias 27 de julho e 2 de agosto. As vítimas tinham entre 35 e 92 anos de idade, 14 eram homens e oito eram mulheres. Vinte e um pacientes estavam internados em hospitais públicos e privados. O outro paciente, um idoso de 66 anos, faleceu em casa. Ele foi infectado pelo coronavírus, ficou internado, mas recebeu alta.

A médica infectologista, Marion Burguer, explicou que o homem teve um quadro de mal súbito, com complicações de uma trombose. Segundo a infectologista, embora sejam raros, casos como este têm sido relatados nesta pandemia. Isso acontece por conta de problemas tardios causados pela covid-19. E as consequências são complicações como trombose, infarto e acidente vascular cerebral (AVC), ou até mesmo pelo dano causado em outros órgãos como rins e coração.

Cinco das novas vítimas tinham menos de 60 anos, mas todas tinham fatores de risco para complicações da covid-19. Além das 641 mortes confirmadas, outras três estão em investigação.

Segundo Marion Burguer, apesar da cidade não ter dobrado o número diário de casos, Curitiba segue registrando, em média, 500 casos em cada boletim divulgado.

Dos 21.570 pacientes que tiveram o diagnóstico positivo, 15.510 estão liberados do tratamento, mas há ainda 5.440 que estão com a doença em fase ativa, ou seja, podem transmitir o vírus. Outros 641 casos estão em investigação, aguardando resultado de exames.

Entre os casos confirmados, 501 pacientes estão internados em hospitais públicos e privados da capital paranaense, 227 deles em UTI’s.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos