ParanáGeral

Cardápios impressos podem ser obrigatórios no Paraná

A intenção é evitar problemas com cardápios digitais e fornecer alternativas

 Cardápios impressos podem ser obrigatórios no Paraná

Foto: freepik

Bares e restaurantes paranaenses podem ser obrigados a disponibilizar uma versão impressa do cardápio. A proposta tramita na Assembleia Legislativa do Paraná e traz a determinação de que os estabelecimentos tenham cardápios físicos em número compatível com a capacidade do local.
De acordo com o advogado Frederico Glitz, é responsabilidade do estabelecimento fornecer informações claras sobre o que é servido.


Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes identificou que 63% dos estabelecimentos usam ou estão em fase de implementação do cardápio digital, por outro lado, 11% deixaram a tecnologia. Entre os locais que não optam pela apresentação digital dos produtos, 40% justificam que os clientes pedem um cardápio impresso, 25% acreditam que as vendas melhoram com a intermediação dos garçons e 21% avaliam que os clientes têm alguma dificuldade para fazer o pedido.

Veja mais:

Entre os problemas mais comuns relatados por clientes estão a bateria baixa no celular, a dificuldade de acesso à internet por falta de sinal, ou mesmo o consumo de dados por conta da abertura de fotos, além de dificuldade de leitura ou visualização do texto. Segundo o advogado, há uma tendência que novas legislações sejam criadas para garantir que o consumidor tenha outras opções de consulta aos produtos.

A lei que obriga bares e restaurantes fluminenses a disponibilizarem versão impressa do cardápio foi aprovada pelo governador Cláudio Castro e passou a valer em todo o estado do Rio no último dia primeiro. Em Minas Gerais e no Distrito Federal, projetos semelhantes também estão em discussão.

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Izabella Machado

Sexta-feira é marcada por nebulosidade no Paraná

Sexta-feira é marcada por nebulosidade no Paraná

Apesar da presença de nuvens, maior parte do estado tem tempo firme

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Os contratos têm duração de 24 anos, para três lotes de concessão, com 112 municípios

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Outro trabalhador ficou gravemente ferido durante soterramento registrado nesta quinta-feira (16), em Maringá (PR)