NacionalEconomia

Carnaval: 61% dos autônomos estão otimistas para vendas

Setores de alimentação, entregas e serviços de estética e beleza são os mais confiantes

 Carnaval: 61% dos autônomos estão otimistas para vendas

Foto: Gilson Abreu/ANPr – Arquivo

De acordo com a pesquisa exclusiva desenvolvida pela SumUp — empresa global de tecnologia e soluções financeiras –, 61% dos microempreendedores e autônomos estão otimistas com as vendas durante o Carnaval de 2023. Apenas 5% estão pessimistas.

O estudo, realizado online com 6.872 microempreendedores e profissionais autônomos de todas as regiões do Brasil entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro deste ano, mensurou as expectativas deste público quanto às vendas durante o feriado de Carnaval.

“Com essa pesquisa, nosso objetivo principal foi identificar a expectativa dos nossos clientes para as vendas durante o Carnaval de 2023. A partir dos resultados, ficou nítido que o setor está muito confiante. Muito deste otimismo está relacionado a esse ser o primeiro ano desde a pandemia do coronavírus em que o Carnaval será realizado sem restrições sanitárias”, conta Carlos Grieco, CEO da SumUp no Brasil.

A pesquisa, que também analisou o otimismo de acordo com a região dos clientes entrevistados, aponta que as regiões Norte e Nordeste são, com 71% e 66%, respectivamente, as mais confiantes. Já a região Sudeste é a menos otimista. Mesmo assim, 55% dos seus microempreendedores, ou seja, mais da metade, estão confiantes.

Analisando o otimismo por ramos de atividade, o estudo revela que os setores de alimentação — que também engloba bares e o mercado de bebidas –, táxi/motoboys/entregas e serviços de estética e beleza são os mais confiantes com relação às vendas para o Carnaval de 2023. Segundo a pesquisa, os microempreendedores desses ramos registraram, respectivamente, 71%, 67% e 66% de otimismo para o feriado. Contudo, os profissionais da saúde são os menos animados com a data, com o índice de 35% de otimismo.

A pesquisa também identificou que pessoas que trabalham na rua estão mais otimistas do que quem trabalha em casa. 67% dos microempreendedores que atuam transportando pessoas e mercadorias estão otimistas, assim como 65% dos vendedores ambulantes. Já os empreendedores que trabalham em suas residências estão menos animados: 57% deles estão otimistas.

LEIA TAMBÉM

Quando questionados se planejam fazer ações especiais ou promoções na data, cerca de metade dos empreendedores (51%) confirmaram. A intenção de fazer promoções no Carnaval é maior no Nordeste (60%) e no Norte (58%) do Brasil. Nas outras regiões, a maioria dos clientes entrevistados não farão ações específicas para a festa.

O segmento com a maior intenção em realizar ações especiais e promoções é o de roupas e acessórios (69%), seguido pelo de cosméticos e serviços de estética e beleza (65%). Na outra ponta, 75% dos profissionais da saúde afirmaram que não farão ações especiais.

“Os microempreendedores e autônomos fazem parte de um grupo que nem sempre é ouvido em pesquisas de opinião. E, nós, da SumUp, que temos uma base grande de clientes composta por esses empreendedores, sabemos que ouvir e dar voz a eles é essencial para o desenvolvimento do setor e também para o avanço do País”, finaliza Grieco.

Fonte: SumUp

Avatar

Cleverson Bravo

PRF alerta sobre viagens sem necessidade para o RS

PRF alerta sobre viagens sem necessidade para o RS

Trânsito de veículos deve ser priorizado para viaturas, forças armadas e caminhões com suprimentos

Não há risco de desabastecimento de arroz no Brasil

Não há risco de desabastecimento de arroz no Brasil

Segundo Federarroz, a colheita da atual safra já ultrapassou 80% no Rio Grande do Sul

Recurso permite rastreamento de corridas de aplicativo de adolescentes

Recurso permite rastreamento de corridas de aplicativo de adolescentes

Ferramenta lançada neste ano permite também ligação para motorista

Governo cria malha aérea emergencial para atender o RS

Governo cria malha aérea emergencial para atender o RS

Canoas receberá 5 voos diários. Aeroportos regionais ampliam oferta